E quando me sinto sobrecarregado? 21/10/2021 - 09:56
E quando me sinto sobrecarregado?
5 dicas do que fazer quando o cansaço bater.
Todos nós passamos por períodos de cansaço. Nosso desejo é que você, enquanto voluntário do Tecpar em Ação, mantenha uma rotina saudável, conseguindo conciliar bem suas atividades e manter um equilíbrio entre trabalho e descanso.
Aqui vão algumas dicas de como agir em momentos de sobrecarga:
1- Tire momentos de descanso
O descanso é parte integrante da vida humana. Sem ele, não há como esperar produtividade e entrega de bons resultados nas atividades desempenhadas. Quando estiver se sentindo sobrecarregado, pare e descanse! Faça aquilo que desejar, seja dormir, passear, ler um livro ou assistir a um programa.
2- Organize suas prioridades
A priorização de tarefas o ajuda a discernir entre o que merece entrar em sua agenda e o que não merece. Todos nós temos apenas 24h no dia e 7 dias na semana. Abraçar todos os compromissos nem sempre será possível e, por isso, é preciso elencar atividades prioritárias.
3- Divida grandes atividades
O enfrentamento de situações muito difíceis e extensas gera no ser humano um tipo de medo paralisante. Uma atividade muito grande, se quebrada em atividades menores, poderá ser realizada de modo mais eficiente e com menos estresse.
4- Planeje-se
Quem erra em planejar, planeja errar. Prazos e atividades irão surgir em nossa vida e devemos cumpri-los de um modo ou de outro. Para garantir que você não se esqueça de nada e tenha tempo hábil de cumprir suas tarefas, planeje-se!
Ter uma visão geral de seus afazeres e conhecimento de sua agenda também é benéfico para a saúde mental. Colocar as responsabilidades e compromissos no papel e organizar-se diminui a ansiedade provocada pela noção de ter muitas coisas para fazer.
5- Tenha uma rede de apoio
Em momentos de dificuldade, é imprescindível contar com pessoas próximas e confiáveis para dividir o fardo com você (tanto literal quanto emocional). Compartilhe com seus familiares e amigos suas dificuldades e descubra que você não está sozinho.
Nós, voluntários do Tecpar, formamos uma comunidade juntos e podemos apoiar uns aos outros. Além disso, nosso serviço voluntário serve também como forma de espairecer a cabeça, sair da rotina e dedicar-se no serviço ao próximo. Confira mais sobre isso nas publicações “Benefícios do Trabalho Voluntário” e “Setembro Amarelo: Voluntariado e a Saúde Mental”.
Experimente essas dicas e conte-nos se te ajudaram de alguma maneira.
O Tecpar em Ação é muito grato pelo seu serviço voluntário e deseja que você viva esta trajetória de maneira leve!
-
Acesse também nossas outras publicações no blog do voluntariado: http://www.tecpar.br/Voluntariado/Noticias