Governança Corporativa
Diretoria Executiva e Conselhos
As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e do Conselho Fiscal estão previstas no Estatuto Social do Tecpar, aprovado na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.
A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Tecpar em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.
É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.
Composição da Diretoria Executiva
Celso Romero Kloss
Diretor-Presidente
kloss@tecpar.br
Engenheiro Químico formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela University of Georgia (Estados Unidos), Foi funcionário do Tecpar atuando como assessor da Qualidade entre 1995 e 1996, gerente de Serviços Tecnológicos de 1997 a 1999, e gerente de Marketing e Relações com o Mercado, entre 2000 e 2003. Diretor-superintendente da Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios (Paraná Metrologia), de 2003 a 2022, e diretor-superintendente da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), de 2016 a 2022.
1º Mandato: 23/03/2023 a 10/01/2025 (
)
Lanes Randal Prates Marques
Diretor de Tecnolgia e Inovação
randal.prates@tecpar.br
Graduado em Segurança Pública e em Direito, Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Doutorado em Segurança Pública, além de Especialização em Administração de Pessoas e em Política, Estratégia e Planejamento. Tem experiência profissional como diretor de Previdência do Serviço Social Autônomo (ParanáPrevidência), como Secretário de Planejamento Urbano do Município de Fazenda Rio Grande, como Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, como Diretor-Geral da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e como Assessor Técnico do Departamento Penitenciário (Depen/PR).
1º Mandato: 14/10/2024 a 10/01/2025 (
)
Giovani Antonio Soares de Brito
Diretor de Administração e Finanças
giovani.brito@tecpar.br
Graduado em Tecnologia em Gestão Comercial pela Universidade Opet. Já atuou como Gerente de Contas na Supri Byte Informática; Gerente de Contas e Gerente Comercial na Microtec Sistemas Indústria Comércio S/A; Diretor Comercial (Sócio) na GWB Informática Ltda; Gerente de Contas na Simpress – Samsung/HP; Assessoria Parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba; Assessoria Geral ao Presidente do Progressistas – PP; Assessor Parlamentar ao Deputado Ney Leprevost; Assessoria da Diretoria Comercial e Assessoria da Presidência da Sanepar; Diretor Administrativo Financeiro na Celepar; e Assessoria Geral ao Partido Progressistas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
1º Mandato: 03/07/2023 a 10/01/2025 (
)
Iram de Rezende
Diretor Industrial da Saúde
rezende@tecpar.br
Graduado em Relações Públicas (1978). Atuou como Presidente do Instituto das Águas do Estado do Paraná (2016-2018), Superintendente de Planejamento da COHAPAR (2013-2015), Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho do Paraná (2012-2013), Secretário de Indústria e Comércio do município de Cornélio Procópio-PR (2008-2010), Secretário de Planejamento do município de Cornélio Procópio-PR (2005-2007) e Diretor de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social da Presidência da República (2001-2002).
1º Mandato: 02/03/2020 a 10/01/2021
2º Mandato: 11/01/2021 a 10/01/2023 (
)3º Mandato: 11/01/2023 a 10/01/2025 (
)
Lindolfo Luiz Silva Junior
Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais
lindolfo@tecpar.br
Graduado em Gestão Pública pela Universidade Braz Cubas, tem experiência profissional dos cargos nos quais atuou, como Diretor Administrativo da Agropecuária Felicidade; Diretor Comercial e Sócio fundador da empresa Criar Informática; Diretor Geral, Comercial do Programa TV – Tribuna do Cidadão e; Diretor Comercial, Relações Institucionais e Novos Negócios na empresa Alpha Ventures Consultoria e Negócios de Curitiba e São Paulo.
1º Mandato: 02/09/2019 a 10/01/2021
2º Mandato: 11/01/2021 a 10/01/2023 (
)3º Mandato: 11/01/2023 a 10/01/2025 (
)O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do Tecpar.
É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.
Composição do Conselho de Administração
José Lúcio Cioni – Presidente do Conselho
1º Mandato: 01/11/2024 a 07/08/2026 (
)
Eduardo Christiano Lobo Aichinger - Conselheiro
1º Mandato - 19/11/2021 a 07/08/2022
2º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024
3º Mandato: 08/08/2024 a 07/08/2026 (
)
Anny Mery Dias de Morais - Conselheira representante dos empregados
1º Mandato - 08/08/2024 a 07/08/2026
Haly Abou Chami – Conselheiro
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022
3º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024
4º Mandato: 08/08/2024 a 07/08/2026 (
)
Jorge Vicente Silva – Conselheiro
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022
3º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024
4º Mandato: 08/08/2024 a 07/08/2026 (
)
Juliana Pasieznik Casini – Conselheira
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022
3º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024
4º Mandato: 08/08/2024 a 07/08/2026 (
)
Alessandra Aparecida Fritzen Maria - Conselheira
1º Mandato: 04/04/24 a 07/08/24
2º Mandato: 08/08/2024 a 07/08/2026 (
)
O Art. 62 do Estatuto Social do Tecpar prevê: "Salvo na hipótese de renúncia ou destituição, considera-se automaticamente prorrogado o mandato dos membros dos Órgãos Estatutários, até a investidura dos novos membros."
O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) membros efetivos e 2 (dois) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.
Composição do Conselho Fiscal
Antonio Glademyr Silvério – Presidente do Conselho
1º Mandato: 19/11/2021 a 07/08/2022
2º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024
3º Mandato: 08/08/2024 a 07/08/2026 (
)
Rafael Moura de Oliveira – Conselheiro titular
1º Mandato: 26/11/2020 a 07/08/2022
2º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024
3º Mandato: 08/08/2024 a 07/08/2026 (
)
Jorge Augusto Callado Afonso – Conselheiro titular
1º Mandato: 26/09/2023 a 07/08/2024 (
)2º Mandato: 08/08/2024 a 07/08/2026 (
)
O Art. 62 do Estatuto Social do Tecpar prevê: "Salvo na hipótese de renúncia ou destituição, considera-se automaticamente prorrogado o mandato dos membros dos Órgãos Estatutários, até a investidura dos novos membros."
Política de Apoio Institucional, Patrocínio a Eventos e outras atividades
O que é: A Política de Apoio Institucional, Patrocínio a Eventos e Outras atividades estabelece diretrizes relativas à celebração de convênios, contratos de patrocínio ou acordos de parceria para apoio institucional, patrocínio ou promoção de eventos, com pessoas físicas, jurídicas, públicas ou privadas para realização de atividades culturais, sociais, educacionais e de inovação tecnológica.
Publicação: Resolução Nº 014/2021, de 29 de abril de 2021.
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Política de Avaliação de Desempenho
O que é: A Política de Gestão de Desempenho estabelece as diretrizes para o processo de avaliação de desempenho anual, de forma individual e coletiva, dos órgãos estatutários, para aprimoramento das práticas de governança corporativa e eficiência dos colegiados.
Publicação: Resolução Nº 007/2022, de 29 de março de 2022.
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Política de Compliance
O que é: A Política de Compliance estabelecer e formalizar as diretrizes básicas de Compliance no Tecpar, para o cumprimento e execução por todos os colaboradores e parceiros, promovendo um ambiente aderente a leis, regulamentos e normas internas e externas, minimizando riscos de sanções legais ou regulamentares, perdas financeiras ou mesmo má reputação decorrente da falta de adesão de disposições legais, regulamentares, Código de Conduta e Integridade, entre outros na condução de todas as atividades e negócios do Instituto.
Publicação: Resolução Nº 042/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Comunicação Empresarial
O que é: A Política de Comunicação Empresarial institui diretrizes para criar, estabelecer, manter e ampliar canais de comunicação.
Publicação: Resolução Nº 36/2018, de 29 de novembro de 2018.
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Política de Despesas
O que é: A Política de Despesas estabelece regras e responsabilidades para planejamento e execução de Despesas.
Publicação: Resolução Nº 031/2019, de 29 de agosto de 2019.
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Política de Dividendos e Reinvestimento de Lucros
O que é: A Política de Dividendos e Reinvestimentos de Lucros estabelecer as regras e procedimentos sobre a distribuição de Dividendos e Reinvestimento de Lucros.
Publicação: Deliberação Nº 017/2018, de 05 de abril de 2018.
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Política de Divulgação de Informações
O que é: A Política de Divulgação de Informações visa orientar Conselheiros, Diretoria Executiva, Comitês Estatutários e colaboradores no que diz respeito à divulgação de informações geradas e mantidas pelo Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 019/2022, de 27 de outubro de 2022.
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Política de Gestão de Riscos
O que é: A Política de Gestão de Riscos estabelece princípios, diretrizes, regras e formaliza as responsabilidades básicas a serem observadas nos processos de gerenciamento de riscos corporativos do Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 043/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Gestão Estratégica
O que é: A Política de Gestão Estratégica tem por finalidade assegurar o alinhamento das práticas de gestão com as estratégias institucionais.
Publicação: Resolução Nº 15/2022, de 15 de dezembro de 2022.
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Política de Gestão Estratégica de Pessoas
O que é: A Política de Gestão Estratégica de Pessoas estabelece diretrizes para alinhar a gestão de pessoas com os propósitos organizacionais, promovendo um bom ambiente de trabalho, pautado pelo respeito a diversidade, a pluralidade e a equidade, motivando e valorizando a produtividade no atendimento às necessidades do negócio.
Publicação: Resolução Nº 011/2023, de 23 de março de 2023.
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Política de Governança Corporativa
O que é: A Política de Governança Corporativa apresenta os princípios e práticas de Governança Corporativa, contribuindo para fortalecer a transparência da gestão e na condução do Instituto no atingimento aos objetivos que norteiam a sua criação.
Publicação: Resolução Nº 02/2023, de 26 janeiro de 2023.
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Política de Indicação de Administradores
O que é: A Política de Indicação de Administração estabelece os critérios para indicação dos membros do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comitês Estatutários.
Publicação:Resolução nº 033/2021, de 13 de outubro de 2021.
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Política de Inovação
O que é: A Política de Inovação visa promover ações coordenadas no que se refere à aplicação dos instrumentos de incentivo à inovação.
Publicação: Resolução Nº 004/2015 de 27 de outubro de 2015, alterada pela Resolução Nº 24/2019 de 07 de julho de 2019, alterado pela Resolução Nº 037/2019 de 05 de novembro de 2019.
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Política de Porta Vozes
O que é: A Política de Porta-Vozes informa sobre os procedimentos em relação ao atendimento à Imprensa.
Publicação: Resolução 001/2017, de 16 de fevereiro de 2017.
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Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
O que é: A Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais estabelece as diretrizes para a obtenção, o uso e a revelação das informações coletadas nos websites do Tecpar.
Publicação: Resolução 024/2023, de 30 de novembro de 2023.
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Política de Transações com as Partes Relacionadas
O que é: A Política de Transações com as Partes Relacionadas estabelece os procedimentos a serem observados quando da ocorrência de Transações com Partes Relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses.
Publicação: Resolução Nº 41/2018, de 18 de dezembro de 2018.
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RAINT
O Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) apresenta os resultados dos trabalhos de auditoria interna executados no exercício anterior, em decorrência da execução das ações definidas no PAINT e daquelas ações incluídas de forma extraordinária. Sua publicação atende ao Decreto 8.945/2016, Art. 13, inciso X.
Em conformidade com a Lei nº 12.527/2011 e Decreto estadual nº 10.285/2014, que regulamenta o acesso as informações dos órgãos públicos, as publicações das Prestações de Contas do Tecpar estão disponíveis abaixo:
2024
- - 25 de abril de 2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2024
2023
2022
2021
2020
- Ata da 10ª Reunião da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 27/02/2020
- Ata da 9ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 31/01/2020
2019
- Ata da 4ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 23/04/2019
- Ata da 5ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 18/06/2019
- Ata da 6ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 28/06/2019
- Ata da 7ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 29/10/2019
- Ata da 8ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 05/12/2019
2018
O Comitê de Auditoria Estatutário do Tecpar foi extinto em 28 de setembro de 2021, na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.
2021
- Ata da 17ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 24/05/2021
2020
2019
- Ata da 8ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 11/12/2019
- Ata da 2ª Reunião Extraordinária do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 10/07/2019
- Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 23/05/2019
- Ata da 7ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 11/10/2019
- Ata da 6ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 13/08/2019
- Ata da 5ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 11/06/2019 - Extrato
- Ata da 4ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 15/04/2019
- Ata da 3ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 15/02/2019
2018
2024
- Ata da 141ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração - 24 de outubro de 2024
-
-
2023
2022
2021
2020
- Ata da 87ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 30/04/2020 - Extrato
- Ata da 86ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 26/03/2020 - Extrato
- Ata da 85ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 27/02/2020 - Extrato
- Ata da 84ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 29/01/2020 - Extrato
- Ata da 12ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 30/03/2020 - Extrato
- Ata da 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 20/03/2020 - CANCELADA
2019
- Ata da 83ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 19/12/2019 - Extrato
- Ata da 82ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 28/11/2019 - Extrato
- Ata da 80ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 04/10/2019 - Extrato
- Ata da 79ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 28/08/2019 - Extrato
- Ata da 78ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 31/07/2019 - Extrato
- Ata da 77ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 04/07/2019 - Extrato
- Ata da 76ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 30/05/2019 - Extrato
- Ata da 75ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 01/04/2019 - Extrato
- Ata da 74ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 28/02/2019
- Ata da 73ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 31/01/2019
- Ata da 10ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 02/09/2019
- Ata da 9ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 29/08/2019 - CANCELADA
- Ata da 8ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 05/08/2019 - CANCELADA
- Ata da 7ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 18/07/2019
- Ata da 6ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 10/07/2019 - CANCELADA
- Ata da 5ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 07/05/2019
- Ata da 4ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 22/01/2019
- Ata da 3ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 11/01/2019
2018
O Comitê de Indicação e Avaliação do Tecpar foi extinto em 28 de setembro de 2021, na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.
2021
- Ata da 16ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 02/03/2021
2020
- Ata da 15ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 17/12/2020
- Ata da 7ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 14/02/2020
- Ata da 6ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 06/02/2020
- Ata da 5ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 21/01/2020
- Ata da 6ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 22/01/2020
2019
- Ata da 4ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 13/12/2019
- Ata da 3ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 23/09/2019
- Ata da 2ª Reunião do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 26/08/2019 - Extrato
- Ata da 5ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 07/10/2019
- Ata da 4ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 30/07/2019
- Ata da 3ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 16/07/2019
- Ata da 2ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 15/07/2019
- Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 12/06/2019
- Ata da 1ª Reunião do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 22/05/2019