Workshop no Tecpar faz avançar discussões para criação de Rede de Competências e Centro de Referência em Raiva 22/02/2013 - 18:50


Não poderia ter sido melhor o resultado do workshop “Cenários de desenvolvimento e produção de biológicos”, produzido e coordenado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar nessa semana. A avaliação é do diretor-presidente do instituto, Júlio C. Felix, para quem o evento “possibilitou a troca de experiências extremamente relevantes para a melhoria dos processos produtivos de cada uma das organizações participantes. Cada uma delas tinha algo a acrescentar às demais e foi um consenso a certeza de termos dado um importante passo para evoluir na proposta da montagem de uma rede de competências, pesquisas, desenvolvimento e inovação na produção de medicamentos e imunobiológicos para o Ministério da Saúde”.



Realizado no auditório do Tecpar, o workshop reuniu representantes de vários setores ligados à produção de biológicos e à sua regulamentação, como os ministérios da Saúde e da Agricultura, além de universidades. Nos dois dias de palestras e debates discutiu-se a legislação, o regulamento e como cada um está conseguindo cumprir os itens constantes dos dispositivos e a demanda para a criação de um Centro de Referência em Raiva.

“Não foi um evento de nós para nós mesmos. Foram discutidas questões mais relevantes no contexto geral” – comentou Felix, lembrando que não só o sistema público se fez representar, como estavam presentes empresas privadas ligadas à saúde veterinária e humana no Brasil.

O presidente do Tecpar defende a criação dessa rede de competência para agregar conhecimentos de todos os setores envolvidos na área em torno de um interesse comum. “Rede não tem dono, se tem dono não tem parceria. É uma rede, com o mesmo sentido de uma rede social. Só que aqui se trata de uma rede especializada. O centro dela não é uma coisa física do Tecpar, em Curitiba; do Butantan, em São Paulo; ou do Instituto Pasteur, na França, mas virtual e intocável. Precisa ter e será constituída uma boa governança, pois todos os partícipes fazem parte de uma decisão estratégica” – completou.

O workshop “Cenários de desenvolvimento e produção de biológicos” foi realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro, no campus da Cidade Industrial de Curitiba do Tecpar.