Workshop debate gestão de pessoas no terceiro milênio 28/10/2011 - 18:21


    O “VI Workshop Intec gestão de pessoas no terceiro milênio”, realizado na última quinta-feira (27) no auditório do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) trouxe profissionais de renome no mercado para passar um pouco de sua experiência aos empresários incubados na Intec, empreendedores e demais interessados. O evento, em formato de talk show, foi aberto pelo presidente em exercício do Tecpar Júlio Salomão e mediado pelo consultor da Intec Carlos Macedo.

    Os participantes expuseram os desafios da gestão de pessoas no contexto atual de constante avanço tecnológico. Para a executiva Carla Virmond, que é psicóloga, mestre em engenharia de produção e atua como headhunter, o poder nas organizações não está mais nos cargos de chefia, e sim nos talentos. “O desafio é ter o profissional satisfeito e alinhado com os interesses da organização para que ele possa desenvolver a sua competência”, disse ela, citando pesquisa que apontou como principal motivo de profissionais optarem por mudar de empresa a falta de sentido no trabalho realizado “Enquanto não humanizarmos as relações em nossas empresas, continuaremos tendo falta de engajamento e, como consequência, profissionais mudando de emprego de forma prematura”, completou.

    A empatia é a palavra-chave para as pessoas que se deparam com o desafio de ocupar cargos de gestão na opinião da psicóloga e colunista da RPC e do jornal Gazeta do Povo Lígia Guerra. Segundo ela, é fundamental trabalhar a autoestima das pessoas na organização e conhecer e entender as diversas formas de expressão. “Apenas 5% da comunicação é verbal. Quando começamos a fazer leituras corporais, auditivas e sinestésicas, passamos a compartilhar emoções e, então, a administrar melhor a própria emoção e a dos outros”, disse ela. A psicóloga também falou que é fundamental tomar cuidado com sentimentos que podem comprometer o ambiente organizacional, como ciúme, cobiça e inveja. “Buscar se engajar em atividades prazerosas não necessariamente ligadas ao trabalho é uma estratégia interessante para enriquecer a alma, ser mais feliz e ter melhorias significativas na vida social e profissional”, completou.

    Na opinião da professora aposentada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Milena da Costa Martinez, a gestão de pessoas vai muito além de entender os indivíduos. “É preciso compreender o indivíduo como parte integrante de um processo nas organizações.” A professora citou exemplos do tempo em que chefiou o Departamento de Ciências Sociais da UFPR e fez uma exposição sobre o contexto histórico-tecnológico atual. Segundo ela, “os fenômenos recentes da globalização e mundialização exigem um profissional que tenha facilidade de se adaptar às mudanças.”

Workshop – A série de workshops promovidos pela Intec em 2011 discutiu temas como: Lei de Incentivo à Inovação; Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex); Governança Corporativa; Comunicação; e Finanças IPO Bovespa Plus.