VIII Workshop Intec no Tecpar aponta estratégias para o sucesso empresarial 23/03/2012 - 13:43


Promovido pela Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o VIII Workshop Intec, realizado na última terça-feira (20), no auditório do Tecpar, reuniu especialistas em finanças e gestão empresarial para discutir o tema “Tomada de decisão estratégica, Business Intelligence, Finanças e Controladoria”.

Uma análise unânime entre os palestrantes é que o Brasil vive situação de pleno emprego, tornando ainda mais desafiadora a retenção de mão de obra qualificada e o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa.

O evento contou com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alípio Leal, do diretor-presidente do Tecpar Júlio C. Felix, do diretor administrativo João Buso, além de membros dos conselhos do Tecpar e da Intec e de empresários. A mediação foi feita pelo consultor da Intec, Carlos Macedo.

De acordo com o secretário Alípio Leal, a característica do Tecpar como referência nacional em pesquisa e inovação permite que o instituto exerça o papel de ligação entre os setores acadêmico e produtivo. “É através de encontros como esse que nós vamos melhorando nossos processos, multiplicando a informação e engajando os diversos atores da sociedade para o crescimento profissional, institucional e pessoal”, disse o secretário, na abertura do evento.

A função educacional do Tecpar também foi exaltada pelo diretor-presidente Júlio C. Felix. Ele explicou que o objetivo do evento é a integração e o fortalecimento das relações entre os membros da rede de incubadoras do Paraná e dos incubados com o mercado. “Buscamos disseminar o conhecimento, principalmente entre as empresas nascentes de base tecnológica inovadora”, disse Felix.

O evento ainda contou com as presenças de Rita Ribeiro, diretora geral da Secretaria de Estado do Planejamento; Gilberto Keserle, que representa o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) no Conselho da Intec; Hulda Giesbrecht, representante do Sebrae Nacional no Conselho do Tecpar e Lélio Fellows Filho, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Lançamento - Durante o evento aconteceu o lançamento e a distribuição do Caderno Intec 2, com o tema “Práticas de Gestão no Ambiente de Empresas Nascentes”. Trata-se de uma compilação dos temas discutidos ao longo de 2011 durante os workshops promovidos pelo Tecpar/Intec com o objetivo de capacitar, sensibilizar e orientar empreendedores em busca da sustentabilidade e do sucesso dos empreendimentos.

Workshop - Em formato talk show, os palestrantes fizeram uma exposição inicial e em seguida debateram temas como: “Ferramenta como suporte de tomada de decisão”; “Importância da sistematização”, “Gestão do Conhecimento” e “Consultoria”.

O primeiro palestrante a falar foi Luiz Giacomassi Cavet, que é presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF). Segundo ele, o sucesso empresarial começa com a elaboração do plano de negócio e de retorno dos investimentos e passa pela escolha de boas fontes de financiamentos para projetos, com juros baixos e prazos dilatados. “Muitas empresas lucrativas quebram por má gestão do fluxo de caixa. É fundamental ser eficiente na cobrança, recebendo o mais rápido possível e conseguir bons prazos de pagamento”, recomendou Cavet, Na opinião dele, a escolha de sócios investidores pode ser uma alternativa para captar recurso e crescer. Ele também destacou que o “bom empresário é aquele apaixonado por sua empresa e que consegue gerar valor à sua marca por meio da qualidade do serviço prestado”.

Na opinião do especialista em finanças Jerry Kato, que também é mestre e doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conhecer o cliente é o primeiro passo para o início de um negócio. Ele disse que já foi procurado várias vezes por pessoas que têm dinheiro guardado para investir, mas não sabem em quê. “A resposta é sempre a mesma. Avalie primeiro em quê suas qualificações podem ser úteis ao mercado. Estude o cliente descobrindo como satisfazê-lo. Só depois de um plano de negócios muito bem definido, o empreendedorismo, de preferência, já com apoio de instituições como o Sebrae”, disse Kato. Para ele a tomada de decisão empresarial deve ser sempre técnica, se sobrepondo às emoções e às questões familiares.

“Decisões técnicas bem fundamentadas dependem de ferramentas automatizadas de gerenciamento de contas e de clientes”, completou o CEO do grupo Roit, Lucas Ribeiro. Ele disse que muitas empresas às quais prestou consultoria tinham informações conflitantes que atrapalhavam a gestão. “Existem sistemas excelentes disponíveis no mercado hoje, mas é preciso atenção na definição das pessoas que vão alimentar esse software, elas precisam estar preparadas”, disse o consultor. Ribeiro também ressaltou a importância de as empresas adotarem a governança corporativa e o PDCA - a sigla em inglês significa plano (plan), execução (do), verificação dos resultados (check) e ações corretivas (action).