Universitários conhecem trabalho desenvolvido pela Intec/Tecpar 13/06/2012 - 17:31


Alunos do curso de pós-graduação em gestão pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) visitaram a Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na tarde desta quarta-feira (13).


Os alunos assistiram uma apresentação sobre o trabalho da incubadora e conheceram algumas empresas incubadas. O Assessor Técnico de Marketing da Intec Douglas Brunetta considera importante a aproximação entre a academia e a incubadora justamente porque “a maioria dos negócios incubados surge nas universidades, de conversas entre alunos, ou de projetos desenvolvidos para alguma disciplina, ou mesmo, do trabalho de conclusão de curso (TCC)”.

Brunetta explicou aos alunos como funciona o processo de incubação, desde os editais para chamada de empresas interessadas, o processo de seleção, incubação, consultoria até a graduação, quando a empresa é considerada apta a se estabelecer no mercado abrindo vaga para um novo projeto.

No processo de seleção, além da análise da viabilidade técnica e econômica, segundo Brunetta, também são avaliados outros aspectos como a possibilidades de marketing do negócio e até do momento de vida dos empreendedores. “Nós buscamos identificar se o interessado tem consciência de que o retorno do projeto pode não ser imediato, vai demandar tempo, esforço e comprometimento”, esclareceu o assessor. “Não queremos apenas contribuir para a colocação de novas empresas no mercado. O objetivo da Intec é formar empresas de classe internacional em constante processo de inovação e crescimento e acesso à novos mercados”, completou.

Esta foi a terceira turma de alunos que visitou a instituição nas últimas semanas. As outras duas foram do curso de Gestão e Empreendedorismo da UFPR Litoral e de administração de empresas das Faculdades Facel.

A Intec é uma das pioneiras no Brasil no trabalho de apoiar o desenvolvimento de projetos e empresas de base tecnológica inovadoras. Desde sua criação, em 1989, mais de 70 empresas passaram pelo processo de incubação. Na maioria dos casos jovens que procuram a instituição com uma boa ideia e pouco capital de investimento e alguns anos mais tarde saem da Intec com negócios milionários.