Universidade francesa é parceira do Tecpar 19/06/2006 - 00:00

A Universidade de Tecnologia de Compiègne, na França, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinaram um acordo com o objetivo de facilitar a cooperação científica, técnica e acadêmica entre as instituições. O convênio tem a duração de cinco anos e abrange o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e o intercâmbio de pesquisadores, técnicos e estudantes na área de inteligência artificial (IA).

Atuando na área há cerca de 15 anos, o Tecpar começou com a aplicação de técnicas de IA e desenvolvimento dos chamados sistemas especialistas, inicialmente, para resolver complexos problemas de corrosão na Repar, unidade da Petrobras em Araucária. De acordo com Milton Pires Ramos, pesquisador do instituto que é engenheiro e doutor em Inteligência Artificial Distribuída pela universidade francesa, a parceria com a empresa petrolífera deu tão certo que a idéia é que a Repar funcione como base para o desenvolvimento e testes de sistemas em outras unidades.

A empresa multinacional Mahle do Brasil, líder do mercado nacional de autopeças, é outro cliente do Tecpar, que iniciou um projeto pioneiro de implantação de técnicas de IA para o desenvolvimento de ferramentas de preservação e distribuição de conhecimento da empresa em determinada atividade de produção.