UTFPR inaugura Escritório Verde 16/12/2011 - 13:56


Representando o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o diretor de produção do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Salomão, participou ontem da inauguração do Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O escritório ficará responsável pelo desenvolvimento e implementação da gestão socioambiental do campus Curitiba da UTFPR, além de servir de laboratório para que alunos e professores possam avaliar a qualidade e viabilidade dos materiais verdes que foram empregados na obra.

Localizada em um terreno na av. Silva Jardim, bem em frente ao campus da universidade, a estrutura de aproximadamente 150 m² foi construída em madeira e com materiais recicláveis, utiliza sistema de coleta da água da chuva e produz mais energia do que consome. É o primeiro projeto do Paraná a devolver energia para a rede elétrica.


A estrutura for erguida no sistema wood frame, que é construção a seco em sistema modular. As paredes foram feitas em doze dias e a estrutura em apenas cinco, sem gerar resíduos. Garafas Pet e pneu reciclado foram utilizados no isolamento acústico.

O coordenador do projeto do Escritório Verde, o professor da UTFPR Elói Casagrande Junior, disse que o objetivo é aproximar a universidade das empresas para construir projetos que sejam de alto desempenho. “Este projeto permite reunir várias tecnologias na área ambiental em um sistema construtivo mais rápido e sem resíduos, de forma que essa ideia possa ser replicada”, disse Casagrande.

“A proposta é fazer uma avaliação desses processos, dar uma espécie de selo, de aval, para que eles se tornem confiáveis no mercado”, afirmou o professor, destacando que os produtos verdes precisam ganhar escala de mercado para se tornarem mais competitivos. “É necessário apoio do governo, incentivos fiscais, para que esses materiais possam competir com os produtos convencionais”, completou

Júlio Salomão destacou que “tanto a Secretaria como o Tecpar, na condição de entidades do Governo do Estado inseridas no contexto da ciência, tecnologia e inovação e ainda como agentes de fomento da pesquisa, sempre estarão como parceiros apoiando iniciativas dessa natureza”.