Trabalho desenvolvido no Tecpar é capa de revista internacional 05/07/2005 - 00:00

 

Um trabalho inédito na área de química analítica desenvolvido no Laboratório de Química Ambiental da Divisão de Análises e Ensaios Tecnológicos do Tecpar ganhou aceitação para publicação na próxima edição do JAAS - Journal of Analytical Atomic Spectrometry, considerada uma das revistas mais importantes na área. Juntamente com o artigo, uma figura representando a importância da pesquisa na área ambiental foi escolhida para ser a "capa" da próxima edição do periódico internacional. Ou seja: além da aceitação do trabalho, houve o reconhecimento técnico do mesmo, o que elevou a importância da sua publicação.
O trabalho, "Determinação simultânea de As (arsênio), Hg (mercúrio), Sb (antimônio), Se (selênio) e Sn (estanho) em sedimentos com amostragem em suspensão por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado com configuração axial utilizando geração química de vapor e padronização interna", é parte da tese de doutorado do técnico do Tecpar Éder José dos Santos, orientado pelos professores Adilson J. Curtius e Vera L. Frescura, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a participação da técnica química do Instituto Amanda B. Herrmann.
Trata-se, basicamente, de uma nova metodologia analítica, rápida e eficiente, a qual possibilita o monitoramento da contaminação ambiental por "metais pesados" em sedimentos marinhos e de rios, utilizando uma técnica instrumental moderna, a espectrometria de emissão óptica com plasma axialmente acoplado.
"A importância da publicação de artigos científicos em revistas internacionais, tais como o JAAS, mantém o Tecpar no patamar de um instituto de pesquisas de primeira linha, cumprindo com a responsabilidade da nossa geração em honrar o nome e a excelente reputação do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas, o IBPT", comenta Éder José dos Santos.