Tem início curso de gestão da inovação no Tecpar 10/05/2012 - 10:38


Teve início nesta quarta-feira (9/05) pela manhã o curso de Gestão da Inovação promovido em parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPT) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) por meio de seu braço educacional, o Tecpar Educação. 

O curso foi aberto pela coordenadora do Tecpar Educação, Eliane Rocha. Ela explicou que o Tecpar Educação foi constituído recentemente e ampliou o campo de atuação do instituto, da produção, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas, também para a capacitação profissional.

“A ideia é aproveitar as competências do Tecpar e trabalhar sempre numa perspectiva de inter-relação entre pesquisa, formação e extensão, ofertando cursos de capacitação de excelência nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância, sem concorrer com o ensino formal, colaborando com os programas do governo que objetivam o desenvolvimento científico e social do Estado”, afirmou Eliane.

É a segunda turma do mesmo curso realizado pelo Tecpar Educação com as inscrições completamente preenchidas. São 23 alunos entre empresários e funcionários de empresas responsáveis pela área de gestão do conhecimento e desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de funcionários do governo e representantes de instituições de ensino superior.

Um dos alunos, Sérgio Tavario, é funcionário do setor de engenharia de processos da Toshiba e, segundo ele, busca adquirir conhecimento para implantar inovação no processo produtivo da empresa. “Esse curso vai aprimorar muito meus conhecimentos para agregar valor aos produtos que desenvolvemos com impacto nas vendas, além da redução dos custos de processo”, afirmou o funcionário da Toshiba.

Também entre os alunos, o doutorando na área de engenharia de produção e inovação e professor do Instituto Federal do Paraná Paulo Yamamoto espera consolidar seus conhecimentos em inovação e suporte conceitual para suas pesquisas. “A minha expectativa é grande. Acho que vai dar para entender bastante o que é inovação, empreendedorismo, controle, implantação e acompanhamento e também a parte importante da propriedade intelectual, que é proteger e gerar royalties para as pessoas que inovam de forma que novas pesquisas sejam incentivadas”, disse Yamamoto.

Já o interesse de Célia Trentini, funcionária da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, é “conhecer o processo da inovação tecnológica e as possibilidades de aplicação no setor agrícola e agropecuário”, disse ela.

Conteúdo – O conteúdo programático do curso prevê 80h/aula, divididas em 10 módulos associando teoria com experiências práticas. Perpassa todo o processo da inovação, desde a geração de ideia, prospecção de oportunidades de fomento e financiamento de projetos, gestão de conhecimento e normas e regulamentos para produtos e processos, até aspectos de proteção dos ativos resultantes de processos inovadores, como patentes e propriedade intelectual. A programação vai até julho com aulas todas as quartas-feiras das 9h às 17h30, no Tecpar.

Início – O primeiro módulo do curso, ministrado nesta quarta-feira (9) pela doutora Márcia Cavalcante, trabalha a questão conceitual da “Gestão da Inovação”. Marcia afirmou que o Brasil tem tradição em melhoria de produtos e processos e está ampliando muito as inovações de serviço por meio da tecnologia da informação. “O que nós estamos trabalhando de conceito é principalmente mostrar para as empresas de pequeno e médio porte que a inovação não está centrada apenas em produto e tecnologia, mas que pode ser ampliada também para novas maneiras de processos, de serviço, inovação de marketing e organizacional. Essas empresas, que não são de alta tecnologia, têm que explorar melhor as inovações de mercado, organizacionais, para que possam buscar diferenciais em relação aos concorrentes.”

Programa - O curso de Gestão da Inovação integra um programa chamado UTFInova, com recursos da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cada um dos dez módulos tem um livro didático correspondente que ficará à disposição dos alunos, assim como todos os slides, vídeos e materiais trabalhados em aula. De acordo com o coordenador do programa no Paraná, o professor da UTFPR Hélio Gomes de Carvalho “o objetivo do curso é capacitar os participantes para instituir em suas organizações um processo contínuo e sistemático de Gestão da Inovação para a competitividade nas empresas”.