Teleconferência promovida pelo Tecpar com o País Basco discute o Programa Smart Energy Paraná 05/07/2012 - 17:10


Uma teleconferência realizada esta semana (3/07) entre técnicos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e do País Basco discutiu os próximos passos do projeto multi-institucional Costa das Energias Verdes, do Programa Smart Energy Paraná.

Iniciativa pioneira no Brasil, Costa das Energias Verdes é um projeto do Governo do Estado para interconectar em grande escala a geração distribuída de energias renováveis a redes inteligentes (smart grids), combinando com ações de formação de competências, educação, sensibilização e mobilização social.

Ficou agendada para setembro a vinda de técnicos do País Basco para visita às instituições paranaenses envolvidas, apresentação da experiência basca em smart grids com o projeto Bidelek-Sareak e discussão sobre o desenvolvimento conjunto de projeto piloto para o litoral do estado.

A transferência de conhecimentos entre o País Basco e o Paraná, especialmente no desenvolvimento de smart grids está prevista em um acordo de cooperação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) com a agência de desenvolvimento do País Basco - Sociedad para la Transformación Competitiva-Eraldaketa Lehiakorrerako Sozietatea S.A. (Spri). O acordo foi firmado em recente visita ao território espanhol do secretário Alípio Leal e do diretor-presidente do Tecpar Júlio C. Felix.

Felix explicou que o País Basco optou por criar uma associação independente para gerenciar seu programa de smart grid com participação dos diversos atores envolvidos. “Acredito que modelo de governança do programa no Paraná poderá ser semelhante, formando um consórcio entre as instituições envolvidas com representantes do governo, indústria e academia”, afirmou Felix que coordena o grupo do Tecpar encarregado de secretariar o programa Smart Energy Paraná.

Além da Seti e do Tecpar, o projeto envolve a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), a Itaipu Binacional, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel), além de outras partes interessadas.

Experiência Basca - O País Basco tem notável experiência em redes inteligentes e geração distribuída conquistada a partir da definição de que este segmento era prioridade para o país. Em pouco mais de uma década, o território espanhol constituiu uma estrutura empresarial exemplar que dá suporte a equipamentos e tecnologias comercializadas nos Estados Unidos e em vários países da Europa, inclusive com diversas empresas bascas já atuando no Brasil e até mesmo em Curitiba.

De acordo com Daniel Fraxino, técnico do Tecpar e membro do grupo que secretaria o programa, o interesse maior na cooperação com o país basco tem relação com os conhecimentos e experiências bem sucedidas do projeto Bidelek Sareak que servirá de modelo para o projeto Costa Verde. “Com base nessa experiência, ao invés de se começar o trabalho em todo o Paraná de forma esparsa e esporádica, a ideia é conciliar os esforços da tríplice governança do Programa Smart Energy (governo, indústria e academia) concentrando ações em uma determinada área (no litoral) para extrair dali o conhecimento necessário e poder replicar para o resto do estado com segurança”.

Território - Apesar do nome, o País Basco não é um país independente, é mas uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre a Espanha e a França onde vivem os bascos. Estabelecido ali há mais de 4 mil anos, os bascos tiveram seu território invadido por vários povos sendo hoje 90% domínio espanhol e o restante francês. Entretanto ainda conservam traços originais de sua cultura, inclusive língua própria.