Tecpar vai formalizar cooperação com a Bolívia 19/04/2011 - 19:26

alt


    O Ministério da Saúde da Bolívia vai formalizar um acordo de cooperação com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a produção de vacina antirrábica canina. O Tecpar vai fornecer matéria-prima para a produção de 3 a 4 milhões de doses de vacina na Bolívia, que deverão suprir a demanda do país neste ano e em parte do ano que vem.

    O Tecpar vem mantendo acordos de transferência de tecnologia na produção de vacinas com os países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru e Chile em virtude da participação do Brasil na Organização Panamericana da Saúde (OPS), que é um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    “Cabe a nós colaborar com o Ministério da Saúde nas parcerias que ele tem com as áreas de saúde de outros países. As áreas de saúde em que nós  trabalhamos não têm fronteiras e são muito importantes para a região. Estaremos sempre cooperando com o Ministério da Saúde nas relações com a América Latina e Caribe”, explica o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix.

    As conversas sobre a formalização de uma cooperação entre o Tecpar e a Bolívia aconteceram em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira no Tecpar. O diretor executivo do Instituto Nacional de Laboratórios de Saúde da Bolívia (Inlasa), Walter Agreda Coca, manifestou satisfação com o resultado do encontro, que segundo ele contribui para estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Bolívia.