Tecpar terá um Centro de Inovação da Microsoft 11/04/2013 - 14:18

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) terá um Centro de Inovação da Microsoft. Este é apenas um dos itens decorrentes da primeira reunião de trabalho ocorrida no Rio de Janeiro entre o instituto, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e a Secretaria de Segurança com a direção da Microsoft no Brasil.


A decisão já é uma consequência da assinatura de protocolo de intenções por parte do governador Beto Richa com a Microsoft Brasil para a utilização pelo Estado de soluções tecnológicas para capacitação de pessoas em tecnologia da informação (TI) e uso de plataformas de aprendizagem virtual. A assinatura do protocolo de intenções foi realizada durante o Fórum de Líderes de Governo na América Latina e Caribe, no Rio de Janeiro, e a cooperação não implica em qualquer custo para o Estado e terá vigência inicial de dois anos.

Além do espaço físico que a Microsoft terá no Tecpar, outras prioridades já foram estabelecidas, como a instalação no Paraná do Programa de Aceleradoras da Microsoft, que é um investimento da organização junto ao governo federal em empresas de base tecnológica. O programa já existe em dois estados e o Paraná será o terceiro contemplado com a ação.

Pela parceria firmada com a Microsoft ficam disponíveis opções de programas e softwares que poderão ser implantadas pelo governo nas áreas de educação, qualificação, inovação e empreendedorismo. Entre eles estão capacitação básica em tecnologia da informação e design, comunicação instantânea entre alunos e professores, softwares para projetos de alfabetização em informática e desenvolvimento de empresas iniciantes. Será importante ferramenta de apoio no desenvolvimento da plataforma do Parque Tecnológico Virtual e da Universidade Virtual, que já estão em pleno andamento por meio da SETI e do Tecpar.

“O Tecpar, juntamente com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Governo do Estado, tem mantido um esforço muito grande em focar o empreendedorismo inovador como instrumento de competitividade do Paraná. Para isso tem buscado soluções e ferramentas de apoio às empresas de base tecnológica em todo o território paranaense. Nesse processo, a relação do Tecpar com a Microsoft vem dinamizar o empreendimento, que inclui o Parque Tecnológico Virtual, a Universidade Virtual do Paraná e o braço de educação de Tecpar, que é o Tecpar Educação” – comentou Júlio C. Felix, diretor-presidente do Tecpar.

“Na busca de um processo de contínuo desenvolvimento, a SETI tem investido no aprimoramento das universidades estaduais por meio de programas e projetos estratégicos de governo e de interesse da sociedade, bem como no fomento das atividades em ciência, tecnologia e inovação. A partir deste protocolo de intenções poderemos ter mais opções de parceria com a Microsoft que podem contribuir com os diferentes projetos que envolvem a tecnologia da informação”, disse o secretário estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.