Tecpar terá laboratório de madeiras 14/10/2005 - 00:00

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar está montando um laboratório específico para a área de madeira. O novo laboratório terá condições de atender melhor a diversidade de produtos da área, com serviços que contemplarão os requisitos das especificações européias para exportação. “O Tecpar já é referência na área e vai ampliar ainda mais o seu mercado” – comenta o gerente do Laboratório de Química Industrial, Guilherme Zemke. Os recursos para o empreendimento virão da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, que aprovou projeto proposto pelo Tecpar e deverá formalizar nos próximos dias o repasse de recursos para a sua implantação.

O instituto já realiza as análises no Laboratório de Química Industrial, mas a instalação de um laboratório específico para a madeira permitirá um alcance bem maior nas atividades. De acordo com Zemke, com a infra-estrutura modernizada e ampliada será possível atender às micro, pequenas e médias empresas com serviços tecnológicos e pesquisa aplicada à melhoria de produtos e processos, contribuindo para torná-las mais competitivas.

O objetivo da implantação do laboratório deve-se ao fato de o Paraná ser hoje o maior produtor nacional de madeira beneficiada, com alcance maior no mercado internacional. Para poder exportar, o produtor não deve se ater somente ao corte ou à determinação da umidade. Existem outros aspectos que envolvem características mecânicas, químicas e biológicas que podem se transformar em barreiras técnicas em países da Europa e Estados Unidos, caso o produto não esteja acompanhado de um laudo técnico adequado às normas internacionais. Como hoje não há no País um laboratório que caracterize todas essas especificações, o que virá a ser instalado no Tecpar poderá suprir essa lacuna, permitindo maior facilidade de acesso dos madeireiros paranaenses e brasileiros à fatia do mercado internacional.

O Laboratório de Madeiras do Tecpar estará apto a trabalhar com madeira aglomerada, compensada, MDF (produto de fibra de madeira de média densidade) e OSB (lascas de madeira). Atualmente existem cinco fábricas no Brasil.

O alvo do novo laboratório do Tecpar é atingir um nível de acreditação reconhecido pela Rede Brasileira de Laboratórios e Ensaios, do INMETRO, para poder prestar serviços que ultrapassem as fronteiras e possam ser reconhecidos nos países importadores “É uma iniciativa que justifica-se pela necessidade de as indústrias regionais contarem com apoio técnico científico adequado e serviços tecnológicos modernos para a resolução de problemas em seus produtos e processos. Isso em razão de que essas indústrias, seguidamente, têm buscado soluções para suas barreiras tecnológicas em outros centros, inclusive no exterior, uma vez que estas não têm a disponibilidade de meios locais para sua resolução. Essa ação afeta diretamente os custos dos bens produzidos, bem como acarreta uma descontinuidade dos trabalhos” – justifica Guilherme Zemke.