Tecpar terá 20 bolsas de iniciação científica da Fundação Araucária 02/09/2011 - 13:16

    O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) receberá 20 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná destinadas a estudantes de graduação de ensino superior, que vão trabalhar em projetos de pesquisa coordenados por doutores e mestres da instituição.

    O coordenador do Comitê Assessor Técnico-Científico do Tecpar, o doutor em engenharia elétrica Milton Pires Ramos, comemorou o resultado da seleção da Fundação Araucária, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “É com grande orgulho e satisfação que informo que a nossa solicitação de bolsas do Pibic foi aprovada integralmente”, comunicou aos colegas.

    De acordo com o coordenador, o trabalho com os bolsistas tem sido muito produtivo. “Alguns projetos têm capacitado a instituição, inclusive, para a prestação de novos serviços. Muitas pesquisas dificilmente seriam tocadas sem as bolsas”, afirma.

    Para o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, é um apoio muito importante que a instituição recebe. “As bolsas da Fundação Araucária contribuem para a formação  dos estudantes, ao mesmo tempo que estimulam os pesquisadores a desenvolver mais pesquisas e envolver estudantes de graduação nas atividades científicas e tecnológicas”, disse.

SELEÇÃO – Os bolsistas são selecionados no banco de currículos do Tecpar e nas universidades, por meio de contato com os coordenadores de cursos, e trabalham durante um ano, quatro horas por dia, em um projeto da instituição. “É diferente do estagiário, que às vezes se envolve em atividades rotineiras”, explica Ramos, que é doutor em engenharia elétrica.

    No Tecpar, além da bolsa de R$ 360,00, o estudante recebe alimentação, transporte e participa de treinamentos, como cursos de formação científica e de apresentação de trabalhos.

    O programa começará no dia 13 de setembro, quando os bolsistas, que vão trabalhar com 18 projetos da instituição, serão recebidos pelos pesquisadores orientadores. É o terceiro ano em que o Tecpar é contemplado com bolsas do Pibic.