Tecpar será parceiro do Sebrae em Maringá na criação de um centro de inovação 16/06/2011 - 18:51


    O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu convite para contribuir com o projeto de criação de um centro de inovação em Maringá. Em reunião realizada nesta quinta-feira (16) com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, a gerente executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Beatriz Polleto, e o gerente de projetos do Sebrae, Marcos Gonçalves, explicaram  as linhas gerais da proposta de criação do centro.

    Segundo Gonçalves, a ideia do centro é contribuir para o desenvolvimento de quatro setores estratégicos para a região: metal mecânico, de vestuário, da tecnologia da informação (TI) e do açúcar e álcool. “Queremos criar uma estrutura enxuta que articule o conhecimento, integre pesquisa e negócio, colaborando para a implantação da cultura da inovação em Maringá”, disse Gonçalves, destacando que já existe um aporte de recursos por parte do Sebrae Nacional, por meio do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para a contratação de uma consultoria que vai elaborar o plano de negócios do novo centro. “Gostaríamos de contar com o apoio do Tecpar já para a produção do termo de referência que servirá de base para a licitação do plano de negócios”, completou Gonçalves.

    Para Felix, a iniciativa de integrar as instituições de pesquisa e tecnologia com o mercado em Maringá vai contribuir para o desenvolvimento regional e, segundo ele, o Tecpar dará todo o apoio necessário. “Agrada-nos muito a ideia de interiorizar a cultura da inovação no Paraná, colaborando para o surgimento de diferentes polos de pesquisa e desenvolvimento”, disse o presidente.

    Para que a iniciativa tenha êxito, Felix destacou a importância de delimitar o foco de atuação do centro, definir o modelo de negócio, ouvir as demandas dos setores envolvidos e ainda propor uma lei municipal de inovação. “É fundamental o envolvimento dos vários atores regionais e o trabalho de cooperação, de reunir competências e difundir o conhecimento para que todos  ganhem”, completou.

    Ficou agendado para o dia 27 de junho, em Maringá, uma reunião com o representante do Sebrae Nacional, Alexandre Guerra, que é o encarregado deste projeto na entidade. A ideia é já apresentar um esboço do termo de referência que será o embrião da criação do novo centro.