Tecpar sedia reunião estratégica do programa Paraná Mais Orgânico 19/02/2025 - 12:43

O Tecpar sediou, na manhã desta quarta-feira (19), a primeira reunião de planejamento do ano com integrantes do Paraná Mais Orgânico (PMO), programa estratégico do Governo do Estado que busca orientar agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica. Na tarde de terça-feira (18), os coordenadores do programa se reuniram com o Secretário de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.  

O programa é uma parceria entre o Tecpar, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), além das sete instituições estaduais de ensino superior.

O PMO certifica agricultores que já seguem as técnicas de manejo da produção orgânica, e o Tecpar Certificação participa fazendo a certificação por auditoria e a capacitação de profissionais que atuam no programa.

Como funciona - O agricultor interessado deve entrar em contato com algum dos núcleos do programa distribuídos no Estado. Um técnico fará as ações de assistência técnica e extensão para adequar a propriedade. O apoio técnico vai desde o planejamento da produção até a elaboração da embalagem, além do apoio nos processos de comercialização.

Depois do período de adaptação, as propriedades são auditadas e certificadas gratuitamente pelo Tecpar Certificação. Se tudo estiver de acordo com a legislação, o produtor recebe o certificado.

Qualificação - Todos os profissionais vinculados ao programa são capacitados pelo Tecpar em certificação, inspeção a campo e auditoria. São universitários ou egressos das universidades estaduais do Paraná que durante sua passagem pelo programa são qualificados sobre o sistema orgânico de produção.

As capacitações, com conteúdo prático e teórico, esclarecem como funciona a legislação de orgânicos, para que as informações sejam repassadas de forma compreensível a produtores e clientes.

O programa também oferta capacitação contínua por meio dos núcleos, com oficinas práticas para agricultores, estudantes e agentes de extensão rural – que prestam assistência técnica no campo.

GALERIA DE IMAGENS