Tecpar recebe vencedoras do edital do projeto Prime 15/10/2009 - 00:00

 

Na última sexta-feira (16), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu as empresas vencedoras do Edital do Projeto Prime – Primeira Empresa Inovadora, para assinatura do convênio que destina R$ 120 mil por empresa para investimentos em produtos e desenvolvimento tecnológico.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), liderado pelo Instituto Gene de Blumenau, para selecionar novas empresas, de até 24 meses de existência, que possuam produtos ou serviços inovadores no mercado e apresentem um plano de negócios que esteja de acordo com o desenvolvimento da própria empresa e seja propício à geração de renda para o Brasil.

As empresas passaram por seleção e agora receberam apoio para a produtividade e para novos potenciais de desenvolvimento. O Tecpar recebeu a presença de quatorze empresas de Curitiba, entre elas, três da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec): Emiatec, que atua no setor de tecnologia ambiental melhorando a qualidade do ar com redução de gastos de energia e emissão de gases poluentes; a Iluflex, que desenvolve produtos de iluminação; e a SDS, atuante no setor da indústria metal-mecânica.

Desde 2003 o governo, em parceria com instituições, auxilia e estimula a geração de novas empresas, aumentando consequentemente novos empregos. Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, o Prime é o maior investimento para empresas que buscam a lucratividade: “Novas empresas apresentam muitas fragilidades e enfrentam dificuldades no desenvolvimento, pois a maioria não conta com um fundo de investimento. Essa é uma iniciativa pública com o auxílio do governo do Estado, para colaborar com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, apoiando as empresas no processo administrativo e operacional e abrindo portas para novas ideias e novos empreendedores que tenham a inovação como diferencial competitivo”.

Quase duas mil empresas serão beneficiadas com R$ 120 mil não reembolsáveis, destinados a custear recursos humanos qualificados e serviços de consultoria especializada em estudos de mercado, serviços jurídico e financeiro, certificação, entre outros custos, durante um ano. As empresas que atingirem as metas estabelecidas nos planos de negócios poderão candidatar-se a um empréstimo do Programa Juro Zero e concorrer a outros programas da Finep, como o Inovar Semente.