Tecpar recebe prêmio de destaque tecnológico 04/04/2005 - 00:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar recebeu o "Prêmio Destaque Tecnológico Banco do Brasil/Adetec", no décimo ano de realização da premiação instituída pela "Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região", em parceria com o Banco do Brasil.
A Adetec decidiu pela premiação ao Tecpar – empresa vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - face a todo seu histórico de atividades em benefício da inovação tecnológica no Paraná e, em especial, pelo apoio específico à região de Londrina nos últimos anos, quando programas como o Progex foram implantados em parceria com esta associação. Ao lado desse Programa de apoio tecnológico à exportação, os promotores destacam como de extremo relevo também o envolvimento do Instituto no estabelecimento e uma rede estadual de pesquisa e difusão de tecnologia voltada especificamente para a área de alimentos funcionais, com a presença de entidades importantes do sistema regional de C&T tais como a UEL, a Embrapa/Soja, o Iapar e a própria Adetec.
"Destaca-se também o comprometimento do Tecpar no apoio ao Parque Tecnológico Regional de Londrina, em parceria com a Prefeitura Municipal, Codel, UEL, Adetec e outras entidades, apoio esse focado especialmente na atração de ativos tecnológicos para o Parque, voltados principalmente para a área de alimentos funcionais. A essas ações se somam ainda diversas parcerias pontuais, estabelecidas com entidades de pesquisa e apoio tecnológico da região, colaborando em projetos e na organização de eventos técnico-científicos" – explica o jornalista Tadeu Felismino, da Adetec, um dos responsáveis pela premiação anual.
Além do Tecpar, receberam prêmios pesquisadores e grupos de pesquisa da UEL, Unopar, Iapar, Embrapa/Soja e instituições como a Fapeagro, o Funtel, o Fiep/IEL, o jornal Folha de Londrina, além de 16 empresas, que são o principal instrumento de transformação do conhecimento em produtos e serviços e de sua disponibilizado à população.

O Progex

O Progex foi criado pelo governo federal para facilitar o acesso de empresas brasileiras, principalmente as pequenas e médias, ao mercado externo. É coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep e tem suas sedes nos institutos de pesquisa estaduais.
O atendimento às empresas é realizado em duas etapas. O primeiro passo é o chamado diagnóstico, quando é feito um estudo de viabilidade técnica que inclui a análise do produto e do processo produtivo, com identificação dos principais problemas técnicos a serem resolvidos. A partir daí são feitas estimativas de custos e investimentos para implementar as soluções necessárias. A segunda fase consiste na adequação tecnológica, com a aplicação das medidas sugeridas.
Atualmente, o Progex/Tecpar está em sua segunda edição e atende 126 empresas em diversas etapas de preparação para atingir o mercado internacional. As ações do Progex correspondem hoje a 30% das micro e pequenas empresas exportadoras do Paraná, com recursos acima de R$ 3 milhões originários do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, para ajuda tecnológica à adequação de produtos paranaenses à exportação.

(lax)     30/3/2005 09:31   adetec