Tecpar recebe homenagem da Prefeitura de Maringá por seus 75 anos 12/12/2014 - 16:12

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta sexta-feira (12), uma homenagem da Prefeitura Municipal de Maringá pela comemoração do aniversário dos 75 anos da instituição. A placa em homenagem ao instituto foi entregue ao diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, durante uma cerimônia realizada na sede da prefeitura.

Na ocasião, Felix agradeceu a homenagem prestada pela prefeitura e ressaltou a importância da cidade nas operações do Tecpar. “Hoje temos três campi em Maringá, com atuação em análise de fertilizantes e de produtos agroalimentares. Nosso terceiro campus, em obras, vai mudar o patamar de nossas operações, com a produção do Bevacizumabe, utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer e degeneração macular. Vamos produzir um medicamento com alto valor agregado e que vai gerar empregos qualificados na região”, salientou.

Participaram da cerimônia de homenagem ao Tecpar o prefeito de Maringá, Roberto Pupin; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Marco Tadeu Barbosa; e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Wilson Tomio Yabiku.

Tecpar em Maringá

O Tecpar hoje tem dois campi em Curitiba, um na Cidade Industrial e outro no bairro Juvevê; um em Araucária, na região metropolitana de Curitiba; um em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e três em Maringá, estando um deles em obras.

No Campus Maringá está localizado o Laboratório de Análises de Fertilizantes. Já no Campus Codapar/Tecpar fica o Laboratório de Análises Físico-Químicas, que há seis meses é operado em conjunto entre o Tecpar e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).

Com a operação conjunta, o faturamento do campus aumentou seis vezes no período, devido à ampliação da oferta de soluções tecnológicas da unidade, que, além de realizar análises de fertilizantes, passou a analisar também produtos vegetais, como farinha de trigo, óleos vegetais refinados e produtos derivados da mandioca.

No Campus Tecnoparque, no Parque Industrial de Maringá, está sendo construída a unidade de Produção de Medicamentos, cujas instalações vão abrigar a produção do medicamento Bevacizumabe utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer e degeneração macular.

A operação da unidade vai se dar por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), programa do Complexo Industrial da Saúde para produzir medicamentos e biológicos que atendam às demandas do Ministério da Saúde. Para tal, o Tecpar já formalizou a parceria de atuação conjunta entre a instituição e as empresas Biocad, da Rússia, e a Blanver, brasileira, para a produção do Bevacizumabe, com previsão de entrega em 2017.