Tecpar realiza workshop sobre proteção do conhecimento para empresários e empreendedores 23/11/2017 - 10:13
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) sediou, entre quinta (23) e sexta-feira (24), o II Encontro da Rede TT→ INOVA e XXIV Workshop Intec aborda o tema “Propriedade Industrial e Proteção do Conhecimento Sensível: Transversalidades e Experiências”. O encontro, voltado para empresários e empreendedores, teve como objetivo apresentar metodologias e ferramentas disponíveis para aprimorar a proteção do conhecimento científico e tecnológico.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor de Administração e Finanças do Tecpar, José Ciro Costa de Assunção, que ressaltou que a preocupação com proteção de conhecimento sensível é uma necessidade cada vez mais importante em um mundo competitivo e globalizado. "O Tecpar produz conhecimento e informação e busca difundir junto à sociedade", destaca.
De caráter multidisciplinar, o workshop é destinado às empresas, startups, incubadoras, parques tecnológicos, além dos núcleos de inovação tecnológica e toda comunidade acadêmica. O evento conta com palestrantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), instituições que também realizam o evento, além de diversas empresas públicas nacionais.
O coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evandro Razzoto, salientou que a inovação deve estar a serviço da população. “Nossos centros de pesquisa e nossas universidades atuam com sinergia para tornar o Paraná referência na área de inovação”, afirma.
De acordo com Marcus Julius Zanon, gerente da Agência Tecpar de Inovação, a conscientização sobre a proteção de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país. “É preciso difundir sempre a ideia de que a proteção do conhecimento depende tanto das iniciativas de proteção relacionadas à propriedade industrial quanto da proteção das informações das instituições”, pontua.