Tecpar realiza a reunião ordinária anual de seu Conselho Diretor de Certificação 30/03/2009 - 00:00



Aconteceu na manhã desta segunda-feira (30/03) a reunião ordinária anual do Conselho Diretor de Certificação do Tecpar. A designação de um Conselho Diretor de Certificação é um requisito mandatório da norma que regulamenta a operação dos organismos de certificação de sistemas de gestão, a ABNT NBR ISO/IEC 17021 (Avaliação da conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão).

O Conselho Diretor de Certificação do Tecpar tem como objetivo principal proporcionar caráter de imparcialidade, requerida das atividades de certificação executadas pelo instituto, bem como orientar e supervisionar a política de avaliação da conformidade. É constituído por seis membros da comunidade, representantes de entidades públicas e privadas convidadas e nomeadas pelo diretor-presidente do Tecpar, Aldair Tarcisio Rizzi, e por dois membros natos representantes do órgão, no caso o diretor-presidente e Tânia Maria Mello de Carvalho, Gerente da Divisão de Certificação do Tecpar. Além deles, têm participação com membros efetivos a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep/PR), as universidades estaduais do Paraná, a Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem/PR).

Algumas das competências do Conselho de Certificação do Tecpar são contribuir para o desenvolvimento de políticas relativas à imparcialidade das atividades de certificação e aconselhar sobre questões que afetem a confiança na certificação, incluindo transparência e imagem pública. Também cabe ao conselho realizar análise crítica, no mínimo uma vez por ano, da imparcialidade dos processos de auditoria, certificação e tomada de decisão do Tecpar, além de impedir qualquer tendência do instituto de permitir que interesses comerciais ou outros impeçam a provisão regular e objetiva das atividades de certificação.

Na reunião desta segunda-feira foram apresentados os conselheiros, e o diretor-presidente do Tecpar foi eleito presidente do Conselho. Na ocasião também foi feita a avaliação da imparcialidade dos processos de certificação de sistemas e tomada de decisão referente ao período de janeiro de 2008 a fevereiro de 2009.