Tecpar realiza palestra sobre ações para proteção da mulher contra a violência 23/10/2024 - 15:18
Em reforço às ações de combate à violência contra a mulher realizadas pelo Governo do Estado, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), realizou, nesta quarta-feira (23), uma ação educativa com os colaboradores da empresa. Eles assistiram à palestra “Combate à Violência contra Mulheres: Saiba o que fazer e como prevenir”, ministrada pelo ouvidor do Tecpar, Alberto Milléo Neto, no auditório do Tecpar.
Durante a palestra, Alberto apresentou dados estatísticos sobre a violência contra as mulheres e falou sobre a evolução histórica e das leis de proteção e direitos das mulheres. Ele também esclareceu o que é feminicídio, explanou aspectos da Lei Maria da Penha e orientou como acolher com sigilo e discrição vítimas que sinalizarem por socorro, além de divulgar os canais de denúncia.
Na ocasião, o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, assinou o Termo de Compromisso ao Combate à Violência Contra a Mulher e Promoção de Seus Direitos. O documento elenca algumas ações efetivas que deverão ser realizadas, visando a adoção de boas práticas no combate à violência contra as mulheres e promoção de seus direitos.
“Esta palestra faz parte de uma série de boas práticas que o Tecpar está implementando para fortalecer o combate à violência contra a mulher. É também uma forma de demonstrar o nosso compromisso e a importância que damos a este tema que, embora não pareça ser tão evidente, merece nossa atenção diante dos indicadores alarmantes que apontam o aumento da violência contra a mulher”, afirmou.
Selo – O diretor-presidente também falou sobre o trabalho que será realizado pelo Tecpar para apoiar a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na certificação das empresas solicitantes do Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres.
A certificação é uma iniciativa da ABNT e do Instituto Nós Por Elas (NPE), com apoio do Governo do Estado, para reconhecer empresas comprometidas com a causa da prevenção e do combate à violência contra as mulheres.
Qualquer tipo de organização, pública ou privada, independente da sua dimensão, localização e tipo de negócio, pode solicitar a certificação. As empresas podem ser classificadas com selos bronze, prata, ouro ou platina, dependendo das ações adotadas para proteção da mulher contra a violência.
Critérios – Os critérios para adesão foram definidos pelo Instituto Nós Por Elas. Entre os critérios estão a promoção de ações educativas com os funcionários, a capacitação de colaboradores para que saibam receber e encaminhar denúncias, adoção de regras de compliance e bancos de talento específico para vítimas de violência doméstica. A avaliação do cumprimento dos requisitos é certificada pela ABNT. Com o selo, as empresas têm reconhecimento social por iniciativas focadas nas mulheres, principalmente por oferecer um bom ambiente de trabalho e por alinhar ações internas com a Agenda 2030 – ODS 5 – Igualdade de Gênero.
Confira abaixo os compromissos assumidos pelo Tecpar:
1 . Adotar e implementar políticas e práticas que visem prevenir e combater a violência contra a mulher em todas as suas formas, garantindo a proteção e o respeito aos direitos das mulheres;
2. Promover campanhas educativas e de conscientização sobre a violência contra a mulher e os direitos das mulheres, dentro da organização e na comunidade em que está inserida;
3. Garantir que todas as vítimas de violência de gênero tenham acesso a suporte e assistência adequados, incluindo orientação e encaminhamento para serviços especializados, como apoio psicológico e jurídico;
4. Estabelecer canais seguros e confidenciais para denúncias de violência e assédio, assegurando que todas as queixas sejam tratadas com seriedade e prontidão;
5. Avaliar regularmente o impacto das iniciativas adotadas e buscar melhorias contínuas na abordagem do combate à violência contra a mulher.