Tecpar participa de projeto da Secretaria de Educação 05/10/2005 - 00:00

 

O uso sustentável dos recursos naturais é o tema das feiras de ciência – um projeto da Secretaria de Estado da Educação chamado Com Ciência – que envolve trabalhos de estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas estaduais do Paraná, e instituições públicas e particulares que estejam desenvolvendo projetos e trabalhos de relevância em pesquisa e tecnologia.

O Tecpar participa mostrando seus trabalhos na área de Tecnologias Sociais e Biodiesel.No estande da instituição os alunos têm a oportunidade de conhecer quatro projetos: Neociclagem; Bambu; Biosistemas Integrados e Biodiesel (veja quadro).

Quase quatro mil pessoas visitaram a Feira em Ponta Grossa, realizada na última semana de setembro. A primeira cidade a receber o evento contou com a participação de 267 professores e 917 alunos por dia. As outras quatro cidades que vão sediar as feiras, até o final do ano, são Cascavel, Maringá, Londrina e Curitiba.

"Uma das idéias da Secretaria é desmistificar a ciência", explica o gerente da Divisão de Tecnologias Sociais, Alexandre Akira Takamatsu. A avaliação do gerente sobre a iniciativa é muito positiva: "em Toledo, dos 35 trabalhos apresentados 11 eram sobre biosistemas integrados, um exemplo de que se a sociedade recebe orientação pode apresentar melhorias". A escola agrícola da cidade tinha recebido anteriormente treinamento sobre biosistemas.

A cidade que abriga o evento participa de um trabalho preparatório 40 dias antes, quando as propostas dos estudantes são analisadas. Podem participar da exposição escolar trabalhos, que poderão versar sobre qualquer tema de qualquer área do conhecimento, de todas as escolas estaduais do Paraná.

Biosistemas integrados – conjunto integrado de técnicas de tratamento de dejetos suínos, que possibilita obter produtos como o biogás, biofertilizantes, criação de algas e a psicicultura em cativeiro, além da melhoria da qualidade dos recursos hídricos e oportunidade de geração de créditos de carbono.

Neociclagem – reciclagem, por meio de um processo inédito, de embalagens laminadas que normalmente não são reaproveitadas por serem compostas de materiais distintos, como plásticos, alumínio e tintas, entre outros.

Bambu – desenvolvimento de metodologia de tratamento do bambu para uso em diversos fins, desde o artesanato até a construção civil.

Biocombustível – pesquisa e desenvolvimento da produção e uso de biocombustíveis. Testes de combustíveis alternativos e de fontes renováveis, monitoramento de uma combinação de diesel, álcool e derivado de éster de óleo de soja.