Tecpar participa de assinatura de acordo entre Governo do Estado e ABDI para ampliar uso de carros elétricos 13/02/2020 - 12:00

O Governo do Paraná e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinaram nesta quarta-feira (12) um acordo de cooperação técnica para implantar no Paraná um sistema de compartilhamento de veículos elétricos para uso de servidores públicos. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) acompanhou a solenidade de assinatura.

A partir do memorando, assinado entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da ABDI, Igor Calvet, serão formatados detalhes como quantidade de veículos, instalação de eletropostos e cidades em que serão disponibilizados. O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, participou do evento de assinatura do acordo.

O acordo entre o Governo e o órgão, que é vinculado ao Ministério da Economia, busca estimular a adoção de políticas sustentáveis e ajudar a difundir modelos de negócios inovadores em mobilidade urbana, dentro do conceito de Smart Cities. O memorando de entendimento prevê, ainda, aproveitamento de soluções tecnológicas oferecidas pela ABDI nos municípios do Estado nos próximos anos, com objetivo de aumentar a integração e a produtividade das empresas e do setor público. Não haverá transferência de recursos e o prazo de vigência da parceria é de 40 meses.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior explicou o Governo do Paraná tem buscado inovar usando a tecnologia e a sustentabilidade como foco. “A ideia é diminuir custo e adaptar o Estado dentro da transformação digital. O poder público deve ser um indutor de novas ideias, abrir as portas para testes. Foi assim que os países de primeiro mundo se desenvolveram”, pontua.

Igor Calvet destacou que a missão da ABDI é modernizar o parque produtivo brasileiro e ajudar as cidades na transformação digital e no acesso a novas tecnologias, principalmente para enfrentar gargalos de mobilidade. “Esse acordo envolve tecnologia e sustentabilidade. Significa uma inovação do ponto de vista tecnológico e do gasto público, mas, ao mesmo tempo, eletromobilidade tem compromisso ambiental com a redução da emissão de gases de efeito estufa”, disse.

COMPARTILHAMENTO – O Paraná será o segundo Estado do País com esse sistema de compartilhamento de carros elétricos. O projeto-piloto, no Distrito Federal, já conta com 16 veículos e 35 eletropostos. A ideia surgiu no Living Lab, parceria da ABDI e do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, criado para encontrar soluções tecnológicas para Smart Cities.

O acompanhamento em tempo real será feito por meio de um software (MoVe) que permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar sua localização. O aplicativo, que também foi desenvolvido em Foz do Iguaçu, rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros serão desbloqueados com cartões dos servidores cadastrados no sistema.

Os veículos devem ser cedidos ao Governo do Estado em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na assinatura o superintendente de Inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski; e o chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, Rubens Bueno II.