Tecpar oferece certificação de conservação de biodiversidade a empresas 20/08/2018 - 12:26
O Tecpar Certificação, divisão do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) cujo negócio é a certificação de produtos e sistemas, renovou o contrato de acreditação com o Instituto Life. A metodologia de Certificação Life identifica, quantifica e monitora os impactos negativos da organização à biodiversidade.
O Tecpar está credenciado pelo Instituto Life desde junho de 2012 para fazer este tipo de avaliação. Com a renovação do contrato, o Tecpar Certificação continua sendo a única certificadora do Brasil a oferecer a Certificação Life.
A Certificação Life é uma ferramenta que promove ações concretas de conservação da biodiversidade, sendo aplicável a empresas de qualquer porte ou setor. A gerente do Tecpar Certificação, Tania Carvalho, diz que o instituto já foi contratado por grandes empresas para fazer a sua certificação dentro do programa, como O Boticário e a Itaipu Binacional.
Ela ressalta que a metodologia de Certificação Life leva em conta em seu cálculo de impacto aspectos como geração de resíduos, emissão de gases do efeito estufa, consumo de água, utilização de energia e ocupação da área. “A certificação tem como hierarquia de gestão de impactos os seguintes passos: evitar, reduzir, mitigar, recuperar e compensar”, salienta Tania.
A certificação tem validade de cinco anos com auditoria de acompanhamento anual.
Tecpar Certificação
É a divisão do instituto responsável pela certificação de produtos e sistemas e atua desde 1997 em todo o Brasil. A certificação de produtos do Tecpar inclui componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos, produtos orgânicos, cadeia de custódia, embalagens de papel para cimento e unidades armazenadoras.
Em sistemas, certifica Sistema de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001), Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001), Conformidade SiAC pelo PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), Life (Avaliação dos impactos à biodiversidade por parte da organização), Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001) e Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário).