Tecpar na Biofach América Latina 2010 05/11/2010 - 16:56



A Divisão de Certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é uma das expositoras da Biofach América Latina 2010 – feira internacional de produtos orgânicos da América Latina.

Realizada no Hotel Transamérica Expocenter, em São Paulo, o evento reúne até o dia 5 de novembro diversos expositores que levam até os visitantes informações sobre a certificação de produtos orgânicos, o sistema de produção da pecuária sustentável no Pantanal, as bases tecnológicas para o desenvolvimento da aquicultura no Brasil, os produtos processados com carne de peixe do Pantanal, entre outros assuntos.


O Tecpar, primeira instituição acreditada no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa da feira expondo os serviços oferecidos pela Divisão de Certificação, que são voltados à agricultura orgânica.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, essa é uma oportunidade de apresentar as atividades do Tecpar que contribuem principalmente para o fortalecimento da agricultura familiar. “Os visitantes que estão conhecendo nosso estande encontram informações sobre o sistema de certificação de produtos orgânicos e também ficam sabendo um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas e realizadas pelo Tecpar. Essa é uma grande oportunidade de expor os nossos serviços e, consequentemente, fechar parcerias e negócios importantes”, ressalta Ribas.

De acordo com a gerente da Divisão de Certificação do instituto, Tânia Maria Mello de Carvalho, a feira já rendeu resultados positivos. “Certificadoras estrangeiras da Itália e da Argentina já manifestaram formalmente interesse em estabelecer parcerias com o Tecpar para que os produtos orgânicos importados possam ser comercializados aqui no Brasil seguindo a regulamentação brasileira que entrará em vigor a partir de janeiro de 2011”, destaca Tânia. 

Além do Tecpar, participam do evento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Itaipu Binacional, Sebrae, Suframa, Embrapa, entre outros.