Tecpar lança projeto de apoio aos empresários 28/03/2006 - 00:00

Na busca da competitividade industrial para conquistar, manter e atender a exigência do mercado consumidor, destacam-se a necessidade de aprimoramento dos processos e a melhoria da qualidade dos produtos. Estas metas podem ser conquistadas com o auxílio de recursos tecnológicos, nem sempre disponíveis às micro e pequenas empresas. Justamente com o objetivo de superar esses obstáculos surgiu o "PRUMO – Projeto Unidades Móveis", lançado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. O projeto conta com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, do sistema Fiep/Senai e dos sindicatos ligados à indústria do plástico.

Contando com a presença do secretário Aldair Rizzi, de representantes da Finep e de Mariano Macedo, presidente do Tecpar, a solenidade de lançamento do PRUMO está marcada para às 14h, no auditório do instituto, na Cidade Industrial de Curitiba.

O PRUMO será uma ação pró-ativa do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, incorporando o conceito de unidades móveis para disponibilizar a tecnologia às micro e pequenas empresas. As primeiras ações estarão dirigidas às indústrias de plástico do Paraná, de Curitiba e do Interior, que já foram contatadas para a realização de pré-diagnóstico com técnicos do Tecpar, visando o desenvolvimento posterior do projeto.

             Laboratórios móveis

            As Unidades Móveis utilizadas no projeto correspondem a veículos utilitários, dotados de equipamentos laboratoriais, que vão às empresas para solucionar os principais problemas técnicos e realizar ensaios e análises de matérias-primas e produtos acabados, sob a coordenação de engenheiros e técnicos do Tecpar. Durante o atendimento é analisado o processo produtivo da empresa, na busca de aperfeiçoamentos, tendo como orientação os resultados dos ensaios e análises efetuadas na unidade móvel. A visita do PRUMO é sempre acompanhada pelo pessoal técnico da empresa.

Todo o atendimento é pré-agendado e precedido por uma visita de diagnóstico, na qual o engenheiro, através do preenchimento de um Check List, analisará todo o processo produtivo, levantando assim os pontos onde a empresa necessita de assessoria. Esta visita de diagnóstico não oferece nenhum ônus à empresa.

Cada atendimento tem a duração de dois dias, período em que os técnicos do PRUMO procuram, de forma objetiva, resolver os principais problemas diagnosticados na empresa. Os resultados esperados estão ligados a benefícios como diminuição na devolução de pedidos (reclamações); conquista de clientes mais exigentes; vantagem da inserção no mercado externo; substituição de importação; aumento no faturamento; aumento no consumo mensal de matérias-primas e aumento da mão-de-obra.

 

(lax)                                                                                                              28/3/2006 15:25                                                              prumo2