Tecpar lança curso para formar auditores de certificação de produtos orgânicos 26/03/2004 - 00:00

Visando suprir a demanda por serviços de certificação, através da formação de técnicos com experiência prévia em sistemas de produção orgânica nos conceitos e técnicas de auditoria, começa na próxima segunda-feira (29/03), no Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, o "Curso de Formação de Auditores para Certificação de Produtos Orgânicos". O objetivo principal do curso é proporcionar a atualização profissional relativa às regras de certificação em agricultura orgânica, abrangendo conceitos técnicos e da norma brasileira IN/DAS/MAPA No. 007 e conceitos de auditoria da Norma NBR ISO 19011.

 

As metas específicas da iniciativa do Tecpar são capacitar massa crítica especializa atuante na área de agricultura e criação animal orgânica, além de difundir os conceitos envolvidos na norma brasileira de certificação de produtos orgânicos e harmonizar conceitos técnicos.

Agora é lei

Para comercializar qualquer produto orgânico o produtor rural deverá ter agora um selo de um órgão oficial, atestando seu produto. A nova lei que organiza a produção, a certificação e a comercialização dos produtos orgânicos, de nº 10.831, foi aprovada pelo Congresso Nacional no final do ano passado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É a garantia ao consumidor que durante todas as etapas de produção ou processamento de um produto não foram utilizados agrotóxicos ou qualquer insumo químico sintético ou ainda outras práticas que comprometam a saúde humana, animal, das plantas e do solo.

O Tecpar Cert, unidade certificadora do Tecpar, possui profissionais qualificados e laboratórios habilitados a realizar a avaliação e certificação de unidades de produção orgânica e atua de acordo com a regulamentação que estabelece padrões de produção e processamento, lista insumos e práticas de produção recomendados e proibidos, que devem ser seguidos para assegurar a integridade do produto em todas as fases do processo até o consumidor final. É uma instituição governamental, sem fins lucrativos, com tradição na área de pesquisa, inclusive de alimentos.

O novo texto da lei define o que é produção orgânica e abrangerá os chamados produtos ecológicos, biodinâmicos, naturais, regenerativos, biológicos, agroecológicos e da permacultura, a agricultura orgânica sustentável.

Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (41) 316-3070 ou pelo endereço eletrônico suelen@tecpar.br .

 

(lax) 26/3/2004 09:02 cursoorganicos