Tecpar lamenta a morte do cientista Metry Bacila 07/05/2012 - 16:54

Respondendo interinamente pela presidência do Tecpar, o diretor de bioindústria, Júlio Salomão, lamentou a morte do cientista paranaense Metry Bacila, aos 90 anos. “Bacila foi um pesquisador brilhante e um dos mais importantes do quadro do Tecpar em toda a sua história. Dos nossos pioneiros, esteve sempre estudando o desenvolvimento de novas tecnologias e certamente será marcado como um dos nomes mais expressivos para a ciência e tecnologia do Paraná”, comentou Salomão.

Natural de Palmeira, região central do Estado, Metry Bacila era membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro honorário da Academia Paranaense de Medicina e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Além de sua passagem marcante pelo Tecpar, Metry Bacila participou dos primeiros grupos de pesquisas na Antártida, onde realizou estudos na base Comandante Ferraz e contribuiu para a construção do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná. Foi também professor livre-docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde lecionou no curso de Medicina por 50 anos e foi responsável pela implantação da disciplina de Bioquímica.

Ele era autor de diversos trabalhos científicos, com mais de 400 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros de Bioquímica.