Tecpar intensifica parceria com a Fiocruz 22/06/2011 - 19:56


    A diretoria do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta quarta-feira (22), a visita do vice-diretor de produtos do Bio-Manguinhos, Antonio de Padua Risolio Barbosa, da chefe e do assessor técnico do Departamento de Biotecnologia do Far-Manguinhos, Bárbara Ferreira Santos e Valdenir Ferreirade – unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é vinculada ao Ministério da Saúde.

    A visita ao Tecpar ficou acertada na reunião realizada no Rio de Janeiro no mês passado com os diretores do instituto e da Fiocruz. O objetivo é definir as áreas de cooperação entre as instituições.

    “Pretendemos ampliar a parceria que já existe entre as instituições. Temos condições de atender à demanda da Fiocruz”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix. O instituto, além de fazer parte do consórcio para produção de kits diagnóstico, deve entregar outros componentes para mais quatro produtos da Fiocruz. Hoje, o Tecpar fornece à fundação a proteína monomérica tetânica (PMT), que é um componente da vacina tetravalente, contra tétano, difteria, coqueluche e um tipo de meningite bacteriana.

    De acordo com Barbosa, os insumos que o Tecpar deverá produzir são a base das vacinas de que o Brasil precisa. “Vamos trabalhar juntos porque é interesse das duas partes. O Tecpar tem expertise”, afirmou o vice-diretor de produtos do Bio-Manguinhos, acrescentando que o Tecpar deve agora definir quais os produtos que quer produzir.

Bio-Manguinhos
    O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) é responsável pelo desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, reativos e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional. O Bio-Manguinhos fabrica as vacinas contra o sarampo, poliomielite, meningites meningocócicas A/C e por Haemophillus influenzae tipo B, difteria, tétano, coqueluche e tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo), além de kits diagnóstico de doenças infecto-parasitárias. É qualificada pela OMS como fornecedor internacional da vacina contra a febre amarela.

Far-Manguinhos
    O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Far-Manguinhos) produz, anualmente, mais de dois bilhões de comprimidos, cápsulas e frascos de pomadas para doenças como Aids, tuberculose, malária, hanseníase, hipertensão e vários tipos de câncer, entre outras. É o único laboratório público preparado para atender a emergências do SUS.