Tecpar homenageia ex-diretores e ex-governador com placas em prédios do campus CIC 08/12/2014 - 15:53

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) deu abertura às celebrações dos 75 anos da instituição, com um almoço voltado a colaboradores e autoridades. Na ocasião, foram anunciadas mudanças nos nomes de prédios do campus CIC, em homenagem a ex-diretores e ao ex-governador, José Richa.

Durante o almoço, realizado na última sexta-feira (5), o diretor-presidente da instituição, Júlio Felix, apresentou um balanço das atividades da organização nos últimos anos e as perspectivas futuras da entidade. Entre as ações voltadas ao aniversário, está o lançamento do novo site da instituição. “Queremos nos comunicar melhor com o mercado e com a sociedade. Queremos continuar a servir ao povo paranaense e brasileiro com nossos serviços”, salientou.

Para relembrar a história do Tecpar, suas conquistas e seus desafios, foram homenageadas autoridades que ajudaram a construir a instituição. O fundador do instituto, Marcos Augusto Enrietti, passa a dar nome ao auditório do Tecpar, que agora se chama Auditório Professor Marcos Augusto Enrietti. O centro de treinamentos passa a ser denominado Centro de Treinamento Edmundo Reichmann, em homenagem ao diretor-presidente que foi protagonista na consolidação do acordo entre Brasil e Japão, que resultou na inauguração do Centro de Tecnologia Industrial Brasil/Japão.

O Bloco B do campus CIC do Tecpar passa a se chamar Edifício Salvador Fernandes Netto, em alusão ao engenheiro químico que ingressou na instituição em 1947 e foi diretor técnico do instituto entre os anos de 1987 e 1994. Já o Bloco A recebe o nome de Edifício José Richa, ex-governador do estado, em cujo governo o Centro de Tecnologia Industrial foi inaugurado.

O governador Beto Richa agradeceu a homenagem a seu pai, o ex-governador José Richa, e relembrou a importância do Tecpar como centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado. “O Tecpar já deu e continua dando grandes contribuições à ciência e à tecnologia no Paraná. Deixo aqui a mensagem de meu interesse pessoal em trabalhar pelo fortalecimento da instituição”, ressaltou.

Já o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, lembrou a visão futurista que tinha o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, que na década de 1940 idealizou o instituto. “Estamos comemorando o aniversário de 75 anos da instituição porque Enrietti oportunizou o laboratório que deu início ao Tecpar, esta instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirmou.

Na ocasião, os Correios lançaram ainda uma edição especial de um selo e um carimbo em homenagem aos 75 anos do instituto, com a mensagem ao “Jubileu Brilhante do Tecpar”.

Colaboradores mais antigos

Além de autoridades, o almoço aos 75 anos do Tecpar também prestou homenagem aos dez colaboradores mais antigos da instituição. Com mais tempo de casa, Edison Antonio Costa de Assunção, do setor de Contabilidade Empresarial, trabalha no instituto desde 1973. Outro que está há bastante no Tecpar é Jairo Luiz Labiak, do Laboratório de Controle da Qualidade, desde 1976. Daquele mesmo ano ainda há Fernando Luiz Grzybowski, também do Laboratório de Controle da Qualidade; Carlos Stupak, do Laboratório de Alimentos e Medicamentos; e José Warchiaki, do Centro de Modelos Biológicos. Desde 1977, desempenham suas atividades no Tecpar Irace Josefina Rocha, do Laboratório de Agroquímica; Enio Roque Barancelli, do Laboratório de Microbiologia e Toxicologia; Maria Luiza Nogas, da Assessoria Técnica da Diretoria de Administração e de Finanças; Rubens Antonio Ielen, da Engenharia Bioindustrial; e Bill Jorge Costa, do Centro de Energias.

“Além dessas pessoas que marcaram a história do Tecpar, sabemos que cada colaborador que passou pela instituição desempenhou papel fundamental para colocar o instituto no patamar que hoje se encontra. Nossa homenagem a esses dez colaboradres se estende a todos os demais”, destacou o diretor-presidente da instituição, Júlio Felix.

Museu Virtual

Para marcar o início da celebração dos 75 anos da instituição, o Tecpar lança, na mesma ocasião, o Museu Tecpar da Ciência e Tecnologia. O museu promove um tour em 360º em galerias que reúnem equipamentos antigos usados em laboratórios, imagens que retratam a história da instituição e homenagens a ex-presidentes e pesquisadores do instituto. “Todas as etapas da consolidação da nossa empresa estão registradas no museu. Essa plataforma foi feita em homenagem aos 75 anos do Tecpar e mostra para os colaboradores de hoje como a instituição em que trabalhamos foi construída”, explica Rogério Oliveira, gerente do Centro de Informações e Estudos Estratégicos (Cies), que ficou a cargo do desenvolvimento da plataforma.

O museu poderá ser acessado pelo site do Tecpar: portal.tecpar.br.