Tecpar firma contrato para projeto de pesquisa com grupo multinacional 23/02/2006 - 00:00

 

Trabalho pioneiro: nenhuma fábrica de autopeças no Brasil tem um projeto de inteligência artificial como o que será desenvolvido.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinou contrato com a empresa multinacional Mahle do Brasil, líder do mercado nacional de autopeças, para implantação de técnicas de inteligência artificial (IA). Depois de uma sólida parceria de 15 anos, que ainda está em vigor, com a Petrobras para desenvolvimento e implantação de sistemas especialistas, a Divisão de Inteligência Artificial do instituto amplia sua atuação.

Após técnicos brasileiros da empresa alemã de componentes automotivos terem tomado conhecimento do trabalho de controle da corrosão em equipamentos na Petrobras e da utilização das ferramentas de inteligência artificial em um curso de especialização, as negociações começaram. O contrato com a Mahle é para desenvolvimento de ferramentas de preservação e distribuição de conhecimento da empresa em determinada atividade de produção, o que inclui um sistema especialista. “O primeiro ganho será formalizar e estruturar o conhecimento existente, o que cada especialista sabe, que leva anos para ser formado e muitas vezes se perde. Depois o próximo grande passo é disponibilizar essas informações para um maior número de pessoas”, diz o engenheiro do Centro de Tecnologia da empresa, Eduardo Tomanik.

Conviver com formas diferentes ou não tão comuns de inteligência pode parecer estranho, mas é realidade. A fusão conhecimento humano, sensores, desenvolvimento de sistemas, computador e internet já faz parte do nosso dia-a-dia. "De um modo geral busca-se aumentar a eficiência de sistemas computacionais dando-lhes algumas capacidades de análise ou síntese", resume o engenheiro do Tecpar e pesquisador responsável pelo projeto, Milton Pires Ramos. De acordo com ele, inteligência artificial pode ser sintetizada como uma subárea da ciência da computação que busca simular ou emular o comportamento humano inteligente por meio de processos computacionais.

Engana-se quem pensa que é uma atividade simples. “O profissional que trabalha com IA tem de gostar de estudar e de enfrentar desafios, ter a mente ‘aberta’ e entender como o especialista resolve o problema no seu dia-a-dia para poder ajudá-lo”, afirma Ramos, doutor em Inteligência Artificial Distribuída pela Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), na França.

Diferencial

O trabalho da Divisão de Inteligência Artificial é como a montagem de um quebra-cabeça. Um grupo de engenheiros, usando o conhecimento acumulado e experiência dos especialistas em uma área específica, utiliza regras e faz cálculos para desenhar um sistema que vai permitir apresentar uma solução satisfatória para o problema apresentado. Com o contrato, a Mahle aposta na melhoria da produtividade e ampliação da vantagem competitiva. Para a divisão do Tecpar, o desafio é outro; paralelamente ao desenvolvimento de um sistema especialista, direcionado ao chamado “chão de fábrica”, que vai resultar em um produto final com mais qualidade, a divisão realizará um novo trabalho, entrando na execução de um sistema inteligente, ainda mais complexo, direcionado a uma reavaliação e atualização constantes tanto do domínio em si, como da base de conhecimento do sistema especialista. Isso é uma grande satisfação para o engenheiro do Tecpar, que vê a consolidação do seu trabalho.

O sistema especialista que será desenvolvido vai incorporar o conhecimento disperso e muitas vezes não explícito que existe entre os especialistas da área e fazer, de forma automática, e não subjetiva, uma análise dos problemas da fabricação e do funcionamento de um elemento elástico – o anel – que tem a função de vedar a passagem dos gases de combustão e óleo lubrificante no motor de veículos automotivos.

Box

Desde 1950 no Brasil, a Mahle é uma empresa alemã que fabrica pistões, anéis, bronzinas, bielas, sistemas de trem de válvulas, filtros automotivos, além de componentes de motores. Tem oito mil funcionários e sete fábricas instaladas aqui, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A empresa conta ainda com um Centro de Tecnologia e um Centro de Distribuição, ambos em São Paulo, que atendem a todo o mercado de reposição nacional e do exterior, especialmente a América Latina, África e Oriente Médio. A Mahle fornece produtos para as mais conceituadas montadoras, como Volkswagen, Audi, BMW, Porsche, Opel, Toyota, Ford, General Motors, DaimlerChrysler, Fiat, Renault, Peugeot, Scania, Mercedes-Benz, Volvo e Caterpillar, entre outras, e 50% de sua produção é exportada para montadoras nos Estados Unidos e Europa.