Tecpar faz parte do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas 31/03/2011 - 01:58

Serviço moderno e eficiente, que apresenta soluções tecnológicas, ainda é pouco conhecido
 
      Soluções técnicas para as mais diversas dúvidas sobre a implantação ou o desenvolvimento de negócios no Brasil estão disponíveis gratuitamente na Internet e, nos casos em que não há uma resposta pronta, uma instituição é designada para fazer o atendimento.


      O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) funciona por meio de uma rede composta por instituições que são referência em diversas áreas do conhecimento e o objetivo é fornecer informações que possam melhorar a qualidade de produtos ou processos produtivos.

  
      A rede é subsidiada pelo Governo Federal, via Ministério da Ciência e Tecnologia, portanto, sem custos para o empresário. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) integra a rede junto com outras 11 instituições de renome nacional, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade de Brasília (UnB), entre outras.

 

      O site do SBRT disponibiliza um banco de informações formado por respostas e dossiês técnicos, em diversos segmentos de agronegócios, indústria e serviços. Nos casos em que o empresário não encontra uma resposta para sua dúvida, ele se cadastra no site, e uma das instituições parceiras é designada para buscar a solução. O processo de consulta é bastante simples, e a explicação detalhada do procedimento encontra-se no site.

 

      Apesar da facilidade de acesso e do vasto conteúdo disponibilizado pelo SBRT, de acordo com a gerente da Divisão de Extensão Tecnológica do Tecpar, Ana Cristina Francisco, a frequência de consultas ainda é baixa. “É uma ferramenta extraordinária de apoio e desenvolvimento empresarial ainda pouco acessada no Brasil. Estamos intensificando a divulgação desse serviço para que os empresários possam dispor do conhecimento das instituições parceiras e investir na inovação”, ela ressalta.

 

EXEMPLOS – As dúvidas mais diversas encontram solução no SBRT. Uma das respostas apresentadas pelo Tecpar, por exemplo, atendeu a um pedido sobre técnicas de pintura e personalização de móveis de madeira. Com a resposta foi possível saber que o esmalte é usado para esconder defeitos na superfície; o verniz envelhecedor cria um efeito de madeira antiga ou desgastada; a douração com cera adiciona brilho e um tom dourado a um móvel, que pode receber faixas pintadas ou aplicação de decalques, como recursos de valorização. Explicações sobre tópicos como limpeza, necessidade de teste antes de aplicar qualquer técnica e tipo de material mais recomendado fazem parte da resposta, que explica ainda os efeitos de pintura mais conhecidos, entre eles, o decapê, a pátina, o alvejado e ebanizado.

 

       Como devem ser as instalações em indústrias de alimentos foi outra questão respondida. De acordo com a orientação, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos. A legislação sanitária federal regulamenta medidas em caráter geral (aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos) e específicas, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos. As instalações físicas, como piso, parede e teto, por exemplo, devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável, que deve ser mantido íntegro, conservado, livre de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, dentre outros, e não transmitir contaminantes aos alimentos. Os estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos precisam desenvolver procedimentos operacionais padronizados (POP) para higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios, controle da potabilidade da água, entre outros. Os produtos saneantes empregados têm que ser regulamentados pelo Ministério da Saúde. A qualidade da água utilizada no processo de higienização é também um fator determinante, devendo ser própria para consumo, limpa e transparente, livre de microrganismos e não corrosiva. Os reservatórios de água devem sempre estar em boas condições de conservação, tampados e higienizados semestralmente.

 

       Estes são dois resumos de respostas que o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) oferece gratuitamente para auxílio aos pequenos empreendedores. Para ter acesso ao conteúdo completo ou fazer sua pergunta cadastre-se no site www.respostatecnica.org.br.