Tecpar entrega certificado ISO 14001 para a Sanepar 28/06/2013 - 19:19

O presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Felix, entrega para o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, a certificação NBR ISO 14001, versão 2004.

O presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio C. Felix, entregou nesta sexta-feira (28) ao presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, a certificação NBR ISO 14001:2004 pelo Aterro Sanitário de Cianorte, que é administrado pela Sanepar.

“O que a Sanepar conseguiu é um exemplo para o Paraná e para o Brasil. É um atestado de competência na gestão ambiental. O trabalho executado em Cianorte está no nível do que é aceito internacionalmente como o melhor”, declarou Julio Felix na solenidade oficial de entrega da certificação. O aterro de Cianorte é o primeiro do Paraná a obter a certificação e também o primeiro do Brasil, sob gestão de uma companhia estatal de saneamento, a obter o reconhecimento de que todos os processos são executados dentro do que preconizam as normais técnicas e ambientais. Os principais processos vão desde os administrativos até os técnicos, como o recebimento dos resíduos sólidos, compactação e cobertura dos resíduos, destinação dos gases e do chorume e ainda monitoramento ambiental do chorume e do lençol freático. 

A certificação ISO 14001, versão 2004, foi concedida, sem não-conformidade, pelo Tecpar, que é credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para certificar processos que atendam as normas internacionais. Após dois dias de avaliação, em maio último, a auditoria do Instituto observou que a gestão do Aterro de Cianorte é executada com qualidade e que atende a legislação quanto aos aspectos e impactos ambientais. Os resíduos sólidos da cidade recebem o tratamento e destino adequados. São ações que reduzem a poluição, preservam o meio ambiente e resultam em investimento na saúde da população.

A certificação

A ISO 14001:2004 é um conjunto de normas a serem atendidas pela empresa que busca a certificação. É necessário evidenciar que os processos atendem aos requisitos e legislação aplicáveis e que são executados com competência, qualidade e sustentabilidade, em consonância com a Política Ambiental. A cada ano é necessário realizar auditoria de manutenção e a cada três anos é necessário buscar a recertificação para confirmar que os processos continuam atendendo a todos os requisitos. Para garantir que o sistema de gestão ambiental está sendo implementado, a Sanepar realiza auditorias ambientais internas no mínimo duas vezes ao ano.