Tecpar é a sexta empresa considerada amiga da amamentação no Paraná 09/05/2016 - 14:09

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é a sexta empresa paranaense a receber a certificação pelo Ministério da Saúde da sua sala de nutriz. O selo, entregue nesta segunda-feira (9), atesta que o instituto atende os requisitos do Projeto Mulher Trabalhadora que Amamenta e confere ao Tecpar o título de empresa amiga da amamentação.

A Sala de Nutriz, um ambiente privado e adequado para coleta e armazenamento do leite materno durante o período de trabalho, voltado às colaboradoras do instituto, foi inaugurada pela vice-governadora Cida Borghetti no dia 1º de março.

Desde então, o espaço já está sendo utilizado. A analista de biotecnologia industrial Ana Paula Lappas Gimenez Sbalqueiro, que atua no Laboratório de Produção de Vacinas do Tecpar, voltou de licença-maternidade duas semanas após a inauguração da sala. Hoje o filho, Donatello, está com oito meses e segue com a amamentação.

Ana Paula espera poder amamentá-lo até que ele complete um ano de idade e considera a Sala de Nutriz do instituto um estímulo para conseguir levar a amamentação até esse período. “A sala é um espaço confortável para eu fazer o esgotamento de leite. Dessa forma, o congelo e o envio para a escola, onde ele toma o leite coletado na sala. No período noturno, quando estou em casa complemento a amamentação direto no peito. Sei que dessa forma meu filho vai crescer mais saudável”, avalia.

A ação Mulher Trabalhadora que amamenta possui três eixos fundamentais preconizados pelo Ministério da Saúde: licença-maternidade de seis meses, concessão de benefício de auxílio-creche e a criação de salas de apoio à amamentação dentro do ambiente de trabalho. Todos esses requisitos são cumpridos hoje pelo Tecpar.

Certificação

A cerimônia de entrega do certificado da sala de nutriz foi realizada no campus CIC do Tecpar. O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, ressaltou durante o evento que o instituto valoriza a equidade de gênero dentro da instituição. “Temos programas específicos para valorização da mulher e a sala de nutriz vai além, garantindo saúde para os filhos e para as famílias das colaboradoras”, salienta.

O diretor da 2ª Regional da Secretaria da Saúde, Helder Luiz Lazarotto, que representou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, lembra que ter uma sala de nutriz é um investimento simples, mas que traz retorno imediato às famílias. “É um gesto singelo que mostra que de fato a empresa tem responsabilidade social junto às colaboradoras e seus filhos”, pontua.

A consultora para Assuntos da Saúde da Criança do Ministério da Saúde no Paraná, Carolina Belomo de Souza, ressalta que o apoio da empresa nos primeiros meses de vida do bebê é fundamental para a saúde da criança até a sua idade adulta. “O aleitamento materno tem como primeiro efeito reduzir a mortalidade infantil, mas o apoio à amamentação traz impacto para toda a vida da criança”, avalia.

Atenção

A instalação da sala é uma das ações do Tecpar realizadas dentro do Programa de Atenção à Gestante e Nutriz, que tem como objetivo prestar assistência à saúde das empregadas no período gestacional e no retorno da licença-maternidade, visando à continuidade da lactação para o desenvolvimento saudável da criança.

A intenção da sala é propiciar que as colaboradoras possam, durante o horário de trabalho, com privacidade e segurança, retirar o leite, armazená-lo em local adequado e depois levá-lo para casa, aumentando o período de amamentação do filho.

Presenças

Estiveram presentes ainda na cerimônia de entrega do certificado da sala de nutriz o diretor de Biotecnologia Industrial do Tecpar, Julio Salomão; o diretor de Administração e Finanças do Tecpar, José Ciro Costa de Assunção; Cibele Domingues Prado, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde; Shunaida Sonobe, chefe do Departamento de Atenção Primária da Superintendência de Atenção à Saúde; Maria de Nazaré Carvalho Nery, coordenadora regional do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente e do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde; e Claudete Krause Closs, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal da Saúde.