Tecpar é sede de reunião do Comitê Brasileiro de Metrologia 26/08/2004 - 00:00

 

Alguns dos principais especialistas em metrologia do País estarão em Curitiba nessa quinta-feira (26/08), para a 28ª Reunião do Comitê Brasileiro de Metrologia - CBM. O CBM é um colegiado assessor do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), que tem por objetivo subsidiar o de planejamento e a formulação das diretrizes relacionadas à política brasileira de metrologia, o seu acompanhamento e avaliação.
O encontro acontecerá na sala de reuniões do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, numa deferência do comitê à importância do órgão na metrologia brasileira. Os participantes serão recebidos pelo presidente do Tecpar, Mariano Macedo.
Para a reunião dessa quinta, estarão em Curitiba representantes dos diversos segmentos que compõem o comitê, como Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Defesa, CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FINEP Financiadora de Estudos e Projetos, ABIPTI Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, SBM - Sociedade Brasileira de Metrologia, SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Inmetro ¾ Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, entre outros.
Na pauta a ser discutida pelos especialistas, implicações da Metrologia na nova Política Industrial brasileira e um Protocolo MEC-Inmetro para inserção de metrologia nos diversos níveis escolares do País, além de "Andamento das ações no âmbito das Diretrizes Metrológicas para a Metrologia Brasileira". Para Júlio Felix, Executivo-sênior do Tecpar Certificação e membro do CBM, "como o comitê é órgão de orientação técnica e tecnológica do Conmetro, desta forma tem contribuído para a implementação da nova política industrial, tecnológica e de comércio exterior do País, em função de que a metrologia é hoje um capítulo tratado de maneira específica dentro da própria política e não corre mais paralelamente a outros assuntos, como até há pouco. E por tratar diretamente desses temas é que essa reunião que acontece no Tecpar ganha importância nacional".
A abertura do encontro está programa para as 9h30, devendo se estender por toda a manhã dessa quinta-feira.

(lax)      25/8/2004 15:40  cbm