Tecpar é o primeiro organismo brasileiro de certificação credenciado pelo Ministério da Agricultura 01/09/2010 - 20:31

 

alt  alt

alt  alt

alt  alt



A Divisão de Certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, na tarde desta quarta-feira (1), a credencial para atuar na certificação de sistemas orgânicos de produção, sendo a primeira instituição acreditada no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).



A cerimônia de entrega do documento foi realizada no auditório do centro de treinamentos do Tecpar, na CIC, e contou com a presença do Coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias, do secretário de Estado da Agricultura, Erikson Camargo Chandoha, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, do diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, entre outras autoridades.


Durante a abertura do evento o diretor-presidente do Tecpar destacou o apoio dado pelo governo do Estado às ações e projetos do instituto. “Hoje estamos recebendo esse credenciamento que representa o reconhecimento de um trabalho que iniciou em 2004 e se consolidou em 2010”, ressaltou Ribas. 


Para o coordenador de Agroecologia do Mapa, Rogério Dias, o sistema foi desenvolvido pelo ministério para atender tanto ao mercado interno quanto ao externo. “É uma proposta diferenciada ver o processo produtivo pensando na sustentabilidade. Foi uma grande caminhada do Tecpar e do ministério, por isso entregar essa credencial ao instituto significa reconhecer os esforços de um Estado que sempre esteve à frente de projetos voltados à agricultura orgânica”, disse, lembrando que o primeiro encontro de agricultura alternativa, assim chamada na época, aconteceu em Curitiba, na década de 1980.


“A saúde deve ocupar um espaço prioritário nas ações de governo e esse credenciamento representa a conclusão de um processo que teve entre os seus objetivos levar até a mesa dos brasileiros produtos com qualidade e principalmente saudáveis”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke.



SELO –  O selo oficial vai ser usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânicos e, a partir de janeiro de 2011, estará estampado em todos os produtos orgânicos certificados por Auditoria e Sistemas Participativos de Garantia. A certificação é compulsória, será exigida dos produtores para a comercialização. Para o diretor-presidente do Tecpar receber o credenciamento do ministério representa um momento especial para a instituição e para os seus técnicos. “Passamos por um processo rigoroso de qualificação e sabemos que o credenciamento irá valorizar o trabalho dos pequenos produtores”, afirmou Ribas.

DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO – Criada em 1997, a Divisão de Certificação do Tecpar tem como objetivo avaliar se produtos, processos e/ou serviços estão em conformidade com requisitos nacionais e internacionais.


Em 2007, a divisão obteve credenciamento no Fórum Internacional de Acreditação de Orgânicos (IFOAM) para certificar produtos orgânicos, o que proporcionou aos pequenos produtores a oportunidade de comprovar a qualidade do que oferecem ao consumidor e a certeza de estar comprando um alimento que, durante o seu cultivo, não teve contato com produtos químicos.


Já em 2009 começaram as atividades do Programa Paranaense de Certificação de Orgânicos, um projeto financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que tem como objetivo a promoção do acesso de pequenos produtores e agricultores familiares à certificação. Frutas, hortaliças, grãos, adubos, geleias, picles e conservas, chás, temperos e condimentos estão entre os principais produtos certificados pela equipe de técnicos da divisão.