Tecpar é o mais novo parceiro do Programa Paraná em Ação 16/10/2008 - 00:00

 

O projeto Oficina Volante de Inclusão Sócio-Tecnológica do Setor de Vestuário do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), desenvolvido para fortalecer a competitividade do setor de confecção paranaense por meio da melhoria da qualidade, aumento da produtividade e promoção à extensão e inovação tecnológica, será apresentado em Londrina, neste fim de semana, na Feira de Serviços Gratuitos promovida pelo Programa Paraná em Ação do Governo do Estado. "Vamos ensinar a fazer pequenos reparos e a confeccionar sacolas e embalagens para presente usando material de baixo custo ou aproveitando tecidos para que as pessoas tenham uma oportunidade de negócio", afirma a coordenadora do projeto, Lúcia Amaral.
Com atendimento itinerante, o projeto-piloto de extensão utiliza um microônibus adaptado que contém: aparelhos de vídeo e TV, vídeos didáticos, máquinas de costura, mostruário de linhas, agulhas, tecidos e confecções, croquis de layout funcionais, cartazes educativos, fichas de controle e outros materiais instrucionais e de apoio, que são usados para levar aos profissionais da área de confecção tecnologia de modelagem, corte e costura e acabamento, além da orientação de especialistas.
Lançado em agosto de 2007 em Pato Branco, o projeto beneficia microoficinas residenciais e as micro, pequenas e médias empresas do segmento de confecção, consideradas elos frágeis da cadeia produtiva. Em pouco mais de um ano, o projeto já atendeu mais de 200 pessoas e treinou costureiras na modelagem eletrônica. O Paraná é o 2° pólo de confecção no país, sendo um dos setores que mais emprega mão-de-obra.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) executada pelo Tecpar em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e conta com recursos do Fundo Paraná.