Tecpar e Herbarium assinam convênio de cooperação 15/08/2005 - 00:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar e a Fundação Herbarium assinaram na sexta-feira passada (12) um convênio de cooperação para a execução de projetos em conjunto.

Estabelecer e regular os critérios básicos de desenvolvimento de padrões analíticos para os medicamentos fitoterápicos produzidos pela Herbarium é o primeiro trabalho que será feito.

Depois da bem sucedida experiência com a Cooperativa Agroindustrial de Maringá – Cocamar de extração da sericina do bicho da seda para fins industriais, o Tecpar inicia outro trabalho com a iniciativa privada. "Estamos consolidando o Laboratório de Química Fina, que foi instalado para apoiar atividades dessa natureza", afirmou o presidente do Tecpar, Mariano de Matos Macedo.

Para o presidente da Fundação Herbarium, Clóvis Henry Teske, o trabalho vai impulsionar a indústria, que hoje depende totalmente da importação de padrões para atender a legislação. "Nos aproximando de um instituto de pesquisa, estamos unindo as duas pontas, quem tem a estrutura e a competência e a indústria", disse.

O desenvolvimento dos padrões de referência, necessários aos testes aplicados pela empresa, será um trabalho inédito no país, pois apesar de ser uma ciência milenar, a regulamentação da fitoterapia é recente.

O projeto atende também a política para o setor de plantas medicinais do Governo do Estado. "Temos mais de mil agricultores produzindo, mas não conseguimos evoluir porque faltam padrões. É um dos pontos críticos", diz a gerente da Divisão Técnica da Herbarium, Anny Maciel Trentini.

Convênio assinado entre o Tecpar e a Herbarium: rumo certo para a caracterização de padrões, hoje totalmente importados.
"O Laboratório do Tecpar está muito bem equipado", afirmou o presidente da Fundação Herbarium, Clóvis Henry Teske, durante a visita que fez depois da assinatura do convênio.