Tecpar e ESEDH certificam participantes do curso de Direitos Humanos com foco em saúde mental 26/11/2024 - 12:48

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Escola de Educação em Direitos Humanos do Paraná (ESEDH-PR), da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), finalizou, nesta terça-feira (26), o curso de Direitos Humanos com foco em Saúde Mental, voltado aos colaboradores do instituto.

O ciclo de palestras sobre saúde mental contou com quatro módulos, que abordaram os seguintes temas: definição e atenção na saúde mental; autoconhecimento e saúde mental; saúde mental no trabalho e habilidades socioemocionais.

Os módulos finais do curso foram ministrados nesta terça-feira pelo psicólogo e mestre em Psicologia, Hugo Nascimento Rezende, que atua na Central de Treinamento da Secretaria de Administração e Recursos Humanos da prefeitura de São José dos Pinhais. Ele falou sobre adoecimentos mentais no trabalho e suas formas de prevenção; como desenvolver um ambiente saudável e habilidades socioemocionais; como resolver conflitos; comunicação eficaz e empatia.

Certificados - Ao final da apresentação foi realizada a entrega simbólica dos certificados aos participantes que concluíram o curso. A solenidade contou com a presença do diretor de Administração e Finanças do Tecpar, Giovani Brito, da diretora da ESEDH e coordenadora do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, Sandy Carneiro Dias, e do diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Seju, Rodolfo Moser.

“Esta capacitação faz parte de uma série de iniciativas que visam trabalhar temas para promover a inclusão, respeito e acolhimento de pessoas, e também combater a discriminação dentro e fora do ambiente de trabalho”, pontou o diretor do Tecpar.

Moser reforçou a importância da parceria da ESEDH com o Tecpar e parabenizou o instituto pela iniciativa e pelo investimento na capacitação dos funcionários. “Essa é uma contribuição importante, é uma forma de prestigiar os funcionários. Iniciativas como essa têm que ser continuadas, para que esse tipo de atividade faça parte do nosso cotidiano. Temos que pensar na qualidade de vida das pessoas, seja ela pessoal ou profissional”, salientou.

“Pretendemos aliançar mais situações como essa, para levar o conhecimento em direitos humanos, e fazer esses ciclos de formação para levar a educação e essa humanização às pessoas”, disse Sandy.

Continuidade – A capacitação em Direitos Humanos é uma iniciativa da Divisão de Gestão Estratégica de Pessoas e do Comitê para a Valorização e Promoção da Diversidade e Equidade do Tecpar. Na primeira etapa da capacitação, realizada em 2023, foram ministradas seis palestras com docentes da universidade Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que trataram sobre: introdução aos direitos humanos e aporte jurídico; questões da diversidade sexual, feminina, racial e neurodiversidade; encerrando com uma aula sobre inteligência emocional no dia a dia.

GALERIA DE IMAGENS