Tecpar deverá firmar parcerias com instituições da Província de Zhejiang 27/07/2011 - 14:41


    O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, o diretor técnico, Guilherme W. Zemke, e o diretor de produção, Júlio Salomão, receberam nesta quarta-feira (27) a visita de uma comitiva chinesa da Província de Zhejiang liderada pelo secretário do Comitê Provincial do Partido Comunista da China, Zhao Hongzhu. O encontro foi programado para estreitar os laços entre a província e o instituto paranaense.



    Na reunião com os dirigentes do Tecpar, o secretário do comitê chinês disse que o instituto demonstrou que tem cooperações internacionais com bons resultados, assim como ocorre com a cooperação científica realizada entre o Brasil e a China para a construção de satélites realizada desde 1988. “São dois países em desenvolvimento, fazem parte do Bric, e a Província de Zhejiang tem mais de 50 instituições de pesquisa ou laboratórios nacionais. Vamos identificar quais delas poderiam ser parceiras em futuras cooperações”, afirmou Hongzhu. A comitiva conheceu a forma de atuação do Tecpar e os principais projetos desenvolvidos pelo instituto e solicitou detalhamento sobre várias áreas.

    De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, que recebeu do secretário informações sobre a economia e o índice de desenvolvimento da Província de Zhejiang, a expectativa de firmar acordos é grande. “Acredito que poderemos identificar áreas de cooperação e parcerias para pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia, trabalhando em conjunto com instituições chinesas”, afirmou Júlio C. Felix, ressaltando também a importância da troca de experiências e conhecimentos com os profissionais da área de ciência e tecnologia da China.

    Faziam parte da comitiva da Província de Zhejiang o diretor-geral do Departamento dos Negócios Estrangeiros, Ruan Zhongxun; o vice-secretário geral, Shu Guozeng; o diretor-geral do Departamento do Comércio de Zhejiang, Jin Yonghui; o vice-diretor geral do Gabinete Geral, Shi Kehui; o vice-diretor do Gabinete Geral, Zhang Yun; o diretor da Divisão da Europa e África do Departamento dos Negócios Estrangeiros, Xing Huidong; e a intérprete do Departamento dos Negócios Estrangeiros Dai Hong.