Tecpar dará suporte para produção de veículo elétrico 100% nacional 17/12/2012 - 14:30

Uma empresa que planeja instalar uma planta piloto em Curitiba para fabricação de carro elétrico com 100% de tecnologia nacional terá o suporte do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para o desenvolvimento de seu negócio. A empresa chamada VEZ – Veículo de Emissão Zero - foi aprovada em banca e teve o contrato já assinado para ingressar no processo de incubação da incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Tecpar.

A incubação será na modalidade não-residente, ou seja, a empresa não ficará instalada dentro da Intec porém receberá o mesmo suporte que obtém as empresas residentes. Orientação empresarial e jurídica, apoio operacional, acesso aos laboratórios, serviços de informação tecnológica, consultorias técnicas e treinamentos são algumas das vantagens.

O contrato de incubação foi assinado na última semana pelo diretor-presidente do Tecpar Júlio C. Felix e pelo representante da empresa Tony Saad. Felix disse que é uma satisfação para o Tecpar poder contribuir com o desenvolvimento de um veículo elétrico nacional. “Estamos satisfeitos e imbuídos em colaborar com o sucesso do negócio. Temos uma oportunidade muito boa de dar um exemplo para a sociedade paranaense e brasileira. Cabe a nós agora o esforço de traduzir isso em resultado, que significa a empresa operando no mercado com sucesso”, afirmou.

A empresa pesquisa a produção de veículo elétrico há dez anos e o projeto está adiantado em fase de constituição da unidade industrial piloto. Para isso a empresa busca captar recursos por meio de projeto junto às fontes de fomento utilizando leis de incentivo e também analisa propostas de investidores internacionais interessados em se associar a empresa. Tony Saad disse que o diferencial do projeto da VEZ é o material utilizado e o preço.

“As grandes montadoras ainda não resolveram a equação de como produzir um veículo elétrico a custos razoáveis com tecnologia de ferro e aço. Para utilizar esses materiais que são mais pesados, eles se obrigam a usar bateria de Íon de Litio, que sozinha custa R$ 40 mil ou R$ 50 mil reais, e o carro acaba chegando ao mercado por R$ 200 mil. Nós resolvemos essa equação porque fizemos um veículo super leve com materiais compostos, fibra de carbono, fibra de vidro, fibra de bagaço de cana, e ainda, estamos pesquisando outros materiais”, disse Saad.

AUTOMÓVEL - Um dos projetos da VEZ é o modelo SEED, que tem autonomia média de 100 Km e pode ser abastecido em qualquer tomada convencional 110V ou 220V. Há também a possibilidade da recarga ser feita em totens que funcionam como os parquímetros nas vagas de rua, ou locais públicos. Este equipamento é capaz de recarregar quase que plenamente um veículo elétrico em cerca de 15 minutos. Entretanto, o procedimento deve ser adotado somente em emergências, uma vez que ele é prejudicial à vida útil das baterias.

APOIO – O suporte do Tecpar ao projeto da VEZ já teve início. Felix agendou reunião nesta segunda-feira (17) no final da tarde com o secretário estadual de indústria, comércio e assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, para Saad apresentar o projeto e discutir as possibilidades de acesso aos incentivos do Programa Paraná Competitivo.