Tecpar credenciado para certificação de Equipamento de Cupom Fiscal 17/06/2004 - 00:00

 

 

O Tecpar está pronto para iniciar um novo programa de certificação. O Instituto de Tecnologia do Paraná teve aprovado processo de credenciamento para incorporar a certificação do Equipamento de Cupom Fiscal – ECF, que são as máquinas utilizadas pelas empresas para a emissão da nota fiscal eletrônica, que a legislação determina que seja feita dessa forma. Essa máquina tem de ser certificada, para que possa operar com segurança e credibilidade e não existe ninguém na região fazendo esse tipo de serviço, que também em termos globais, no Brasil, ainda tem pouca oferta.

 

Para poder habilitar-se à execução do serviço, o Tecpar pleiteou o credenciamento e obteve aprovação junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz. “Nós fomos demandados pela indústria para que passássemos a fazer isso. Desenvolvemos toda a metodologia e em seguida pedimos o credenciamento. Agora autorizados, esperamos poder iniciar o serviço com as condições plenas para atender a demanda” – comenta Mariano Macedo, o presidente do Tecpar, salientando que “estamos trabalhando do lado da indústria e disponibilizando  uma estrutura tecnológica com credibilidade para dar suporte à comercialização desse produto, cuja certificação é obrigatória.” Um dos principais fabricantes desse equipamento no País é paranaense, a Bematech, empresa que surgiu dentro do Tecpar, na primeira leva da Incubadora Tecnológica e que hoje é referência nacional no segmento.

 

Endosso dos fabricantes

Wolney Betiol, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Revendedores de Automação Comercial - AFRAC, revela que a expectativa dos fabricantes com o início desse novo trabalho do Tecpar é muito grande, em razão da obrigatoriedade da pré-homologação desses equipamentos para poder se comercializar. "Hoje, no Brasil, basicamente temos apenas um instituto habilitado e credenciado para essa certificação. Com a entrada do Tecpar haverá mais recursos para dar suporte adequado a essas homologações. Como há vários fabricantes no País todo, vários modelos de cada equipamento, o que se registra é uma sobrecarga no único órgão homologador. Com a capacitação de um órgão de renomada tradição na área de certificação como o Tecpar, teremos maior vazão aos processos de homologação, atendendo aos fabricantes de maneira mais rápida e ágil" comenta Betiol, que é diretor da Bematech, completando que "o fato de o Tecpar estar situado na Região Sul do País facilita o deslocamento de vários fabricantes gaúchos e paranaenses, instalados bem mais próximos a Curitiba do que a Campinas, que é para onde se deslocavam todos os interessados em certificar seus equipamentos até o momento da habilitação do Tecpar".

O trabalho de certificação consta da avaliação do produto, de acordo com a legislação específica. Tanto a parte física do produto ou o hardware, quanto o software terão de estar adequados à conformidade para que o equipamento de emissor de cupom fiscal esteja liberado para a utilização regular.

 

 

(lax) 17/6/2004 10:21 ecf2