Tecpar contribui para reduzir impactos de empresas à biodiversidade 05/06/2019 - 08:12

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, uma das principais questões debatidas pela sociedade é o impacto ambiental gerado por empresas públicas ou privadas. Para auxiliar organizações a identificar e minimizar as consequências negativas de suas atividades à biodiversidade, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) oferece a avaliação para obtenção da Certificação Life.

Segundo a gerente da divisão Tecpar Certificação, Tania Carvalho, trata-se de um processo voluntário para reconhecimento de empresas comprometidas com a conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços oferecidos pela natureza.

“O Tecpar Certificação é a única instituição do Brasil a oferecer a Certificação Life. Desde 2012, instituto está credenciado pelo Instituto Life para fazer este tipo de avaliação nas empresas, por meio das melhores práticas internacionais relacionadas à gestão de sistemas de certificação”, explica Tânia.

Atualmente as empresas certificadas são: O Boticário, Itaipu Binacional, Banco ABN-AMRO, Posigraf e a Gaia, Silva, Gaede & Associados.

TRANSFORMAÇÃO - A filial curitibana da Gaia Silva Gaede Advogados recebeu a primeira Certificação Life, concedida pelo Tecpar, em 2012. Como o documento tem validade de cinco anos − com auditoria de acompanhamento anual, a empresa já passou pelo processo de renovação da certificação.

Para receber a certificação, a empresa apoia efetivamente ações de conservação da biodiversidade, desenvolvidas pela Reserva Airumã, que é uma das 21 áreas com remanescentes de mata nativa de Curitiba, reconhecidas pelo município como Reserva Particular do Patrimônio Natural Airumã (RPPNM). A reserva está localizada no bairro São João e possui uma área de quase 30 mil metros quadrados de mata nativa formalmente protegida em caráter de perpetuidade.

A secretária executiva do escritório, Dayna Gonçalves, conta que para obtenção da certificação, além do apoio às ações de conservação da Reserva Airumã, foram realizadas também adequações internas, no dia-a-dia de trabalho. Aos poucos, a consciência ambiental foi sendo implantada na rotina dos cerca de 100 profissionais que atuam na empresa.

“Começamos com pequenas medidas, que trazem resultados a longo prazo. Os copinhos de plástico foram substituídos por canecas de cerâmica e implantamos o uso consciente de papel. A empresa também passou a priorizar o envio de documentos de forma eletrônica, reduzindo o número de folhas usadas no escritório”, contou.

Outras ações implantadas foram a logística reversa de pilhas, cápsulas de café e cartuchos de impressoras, que garantem o reaproveitamento de matéria-prima e um ciclo de produção sustentável e ecologicamente correto.

COMO FUNCIONA – O Instituto Life, por meio da Certificação Life, incentiva ações concretas de conservação da biodiversidade, sendo aplicável a empresas de qualquer porte ou setor. A metodologia leva em conta em seu cálculo de impacto aspectos como geração de resíduos, emissão de gases do efeito estufa, consumo de água, utilização de energia e ocupação da área. “A certificação tem como hierarquia de gestão de impactos os seguintes passos: evitar, reduzir, mitigar, recuperar e compensar”, salienta Tania.

Todas as ações adotadas pela empresa para redução de impactos ambientais são registradas em um sistema informatizado. Após a implantação de todas as diretrizes estabelecidas para a obtenção da Certificação Life, a equipe técnica do Tecpar Certificação vai até a empresa solicitante para realizar a auditoria. Se todos os critérios foram atendidos, a certificação é concedida.

DATA -  O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972.  O objetivo é chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

No Brasil, duas leis podem ser consideradas marcos nas questões relativas ao meio ambiente. Uma delas é a Lei dos Crimes Ambientais (9.605/1998), que reordenou a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Entre as mudanças está a possibilidade de penalização das pessoas jurídicas no caso de crimes ambientais. Logo depois foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010), que orienta quanto à gestão integrada e gerenciamento de resíduos sólidos.  Na prática, define que todo resíduo deverá ser processado apropriadamente antes da destinação final e que o infrator está sujeito a penas passivas, inclusive, de prisão.

TECPAR CERTIFICAÇÃO - É a divisão do instituto responsável pela certificação de produtos, processos e serviços, e atua desde 1997 em todo o Brasil. A certificação auxilia as empresas a se tornarem mais competitivas, atestando que sistemas de gestão, produtos, processos e/ou serviços estão em conformidade com requisitos nacionais, estrangeiros ou internacionais.

 

Edina Araujo e Dayna Gonçalves, representantes da  Gaia Silva Gaede Advogados
Edina Araujo e Dayna Gonçalves, representantes da Gaia Silva Gaede Advogados

Edina Araujo e Dayna Gonçalves, representantes da  Gaia Silva Gaede Advogados
Edina Araújo e Dayna Gonçalves, representantes da Gaia Silva Gaede Advogados