Tecpar certifica a primeira cachaça do Paraná 18/12/2008 - 00:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) certifica a primeira cachaça orgânica do Paraná, a Prata. A entrega do certificado à empresa Porto Morretes será nesta sexta-feira (19), às 10h, na sede da empresa, na cidade de Morretes. O programa de certificação de cachaça foi desenvolvido pela Divisão de Certificação do Tecpar, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), dentro do projeto Avaliação da Conformidade para Produtos de Exportação e Estruturação de Novos Programas de Certificação (Competex). Desenvolver a cadeia produtiva da cachaça, promovendo a sustentabilidade do produto, melhorar a qualidade da cachaça produzida no País e atender às exigências do mercado internacional são os objetivos do projeto.
A certificação da cachaça é fundamental para atestar a qualidade do produto, mas, de acordo com o produtor, poucas empresas reconhecem a necessidade da certificação, pois não há uma exigência por parte de consumidores e distribuidores. No Paraná, o Tecpar é o Organismo de Certificação de Produtos integrante do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, acreditado pelo Inmetro, para certificar esse produto, entre outros. A certificação da cachaça no Brasil começou em 2005, com o programa do governo federal coordenado pelo Instituto Nacional, de Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), regulamentando a avaliação da conformidade desse produto. Conforme estimativas da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), há no país cerca de 30 mil produtores de cachaça, com uma produção anual de cerca de 1,4 bilhões de litros/ano.
A metodologia definida no Regulamento de Avaliação da Conformidade contempla avaliação em todas as etapas do processo produtivo e execução de diversos ensaios laboratoriais no produto objeto da certificação. Também estão contemplados requisitos de responsabilidade social e de proteção ao meio ambiente. Como pré-requisito para a certificação, o produtor deve estar com seu produto registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No Brasil, 28 cachaças são certificadas pelo Inmetro em 4 estados – 12 em Minas Gerais, 11 no Rio Grande do Sul, 4 em São Paulo e 1 na Bahia.
Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Certificação pelo telefone 41 3316-3168, com Tânia Carvalho.



Serviço
Data: 19 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Porto Morretes
Endereço: Agroecológica Marumbi, s/nº
Telefone: 41 3462-2743