Tecpar certifica empresa na região amazônica 05/04/2011 - 18:04


alt

                                             Foto: Danilo Grapiuna     


    A Agropecuária Aruanã SA, uma das maiores produtoras de castanhas-do-Brasil (Bertholletia Excelsa) do país, sediada na região amazônica, teve concluído em março o processo de certificação da sua produção. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi responsável pelo processo de avaliação de conformidade e certificação da empresa, realizado de acordo com a legislação brasileira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


    Para que seja autorizado o uso do selo oficial do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, são verificados os insumos utilizados na produção, as técnicas de manejo do produto, sustentabilidade, os aspectos legais e até sociais, como capacitação de funcionários e envolvimento com a comunidade.

    O auditor do Tecpar Danilo Grapiuna destaca que a Aruanã SA tem técnicas de produção e manejo inovadoras que garantem maior produtividade com menos impacto ambiental. “Eles plantam a semente e, num determinado estágio, enxertam na planta outra variedade de castanheira, com ciclo produtivo mais rápido e rica em selenium, substância que faz bem para a saúde”, ele explica.

EMPRESA – A Aruanã está localizada no município de Itacoatiara (AM), a cerca de 200 km de Manaus, numa área de quase 15 mil hectares, com 1.257.000 castanheiras plantadas, sendo 318.000 enxertadas em fase de início de produção de frutos e 939.000 que serão destinadas para produção de madeira. A empresa criou uma oscip chamada Instituto Excelsa para desenvolver projetos de sustentabilidade, dentre os quais, um que vincula a venda de castanhas da empresa ao plantio de árvores.

    Para Danilo Grapiuna, a participação do Tecpar no trabalho de certificação da Aruanã reforça a credibilidade do instituto em âmbito nacional. “E gratificante observar que o Tecpar está  rompendo os limites estaduais e despontando como referência nacional em certificação de orgânicos, contribuindo para adequar o mercado aos padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade estabelecidos pelo poder público”, afirmou.

    O Tecpar foi a primeira instituição do Brasil a ser credenciada para certificação de orgânicos pelo Ministério da Agricultura com acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O credenciamento ocorreu em setembro de 2010.