Tecpar assina termos de cooperação com PUC e Sebrae 29/09/2010 - 19:44




O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) assinaram na última segunda-feira (27) o primeiro termo aditivo de um acordo de cooperação técnica, científica e financeira, definindo um plano de trabalho para efetivar a iniciativa. “O acordo aproxima as duas instituições, e o primeiro aditivo deverá ser um modelo para outras áreas. Temos interesses comuns e vamos somar as competências e compartilhar as estruturas das duas instituições”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, acrescentando que a minuta do segundo termo aditivo, na área da saúde, já está sendo analisada.


A parceria firmada tem como objetivo estabelecer um relacionamento institucional visando à promoção da inovação e do empreendedorismo. “O Tecpar será um braço para as empresas que estão na Agência PUC de Inovação, incubando projetos inovadores de base tecnológica, e as empresas da nossa incubadora poderão contar com as competências e facilidades da estrutura da universidade para se instalar quando se graduarem”, explicou o gerente da Incubadora Tecnológica de Curitiba  (Intec), Júlio C. Felix.

Ainda segundo Felix, a iniciativa consolida a rede de relações institucionais do Tecpar e está prevista no sistema de gestão da incubadora.

Para o diretor-presidente do Tecpar, o objetivo do instituto e da Intec é continuar apoiando as empresas mesmo depois de graduadas. “Isso faz parte do processo de incubação. Queremos que as empresas sejam bem-sucedidas no mercado”, destacou Ribas.


Termo de cooperação Sebrae – Ainda em suas ações de fomento ao empreendedorismo, o Tecpar assinou na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), em Curitiba, um termo de cooperação mútua.

A assinatura do documento foi realizada pelo diretor operacional do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, pelo diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, pelo gerente da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), Júlio C. Felix, pelo gerente regional centro-sul do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos, e pelo coordenador das atividades do Sebrae/PR com a Intec, Rainer Junges.

“O termo assinado contempla todos os serviços do Sebrae, portanto as empresas incubadas na Intec vão ter acesso às soluções empresariais disponíveis no Sebrae/PR”, destacou Agostini.

O termo tem como objetivo a execução de ações voltadas para treinamentos e consultoria na área de gestão empresarial para as incubadas na Intec, com o desconto de 30%. Também está prevista a criação, nas instalações da incubadora, de uma biblioteca que terá títulos relacionados ao mercado empreendedor.

De acordo com Ribas, a assinatura do termo reforça a sinergia existente entre as ações da Intec/Tecpar e do Sebrae, que visam dar o suporte necessário para o desenvolvimento de empresas do Estado.

“Com essa parceria, estamos unindo a estrutura de empresas conceituadas como o Sebrae, o Tecpar e a Intec, em prol da multiplicação de ações e de conhecimentos importantes para a consolidação de uma empresa de base tecnológica no concorrido setor empreendedor”, ressaltou Ribas.

“Hoje complementamos o trabalho conjunto que vem sendo realizado há anos e que tem levado às empresas incubadas o apoio tecnológico e de consultoria necessário para seu desenvolvimento”, finalizou Felix.