Tecpar apresenta negócios do instituto à comitiva da Costa Rica 25/08/2015 - 08:30

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta segunda-feira (24), a visita de uma missão técnica da Costa Rica, que veio ao estado para participar nesta semana do Encontro Paraná-Costa Rica, organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Liderada por Eduardo Rojas Carranza, da Associação Nacional dos Educadores da Costa Rica (ANDE), a comitiva veio ao Paraná para conhecer projetos, instituições de pesquisa e governamentais, de planejamento urbano, transporte, educação, tecnologia da informação, saúde, tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais.

No Tecpar, os membros da comitiva conheceram as quatro áreas de atuação do instituto, em Soluções Tecnológicas, Empreendedorismo Tecnológico Inovador, Educação e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica. O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, apresentou ainda as propostas de projeto de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Os costa-riquenhos buscaram conhecer a história do instituto, questionando Felix sobre o êxito do Tecpar ao chegar aos seus 75 anos. “Planejamento de longo prazo e cultura interna de inovação são as chaves que sustentam a história do instituto. Compreendemos a complexidade da nossa empresa para melhor geri-la, em cooperação com o governo, universidades e empresas”, salienta.

Depois da reunião, na qual participaram ainda o diretor de Biotecnologia Industrial, Julio Salomão, e o chefe de gabinete, Guilherme Zenke, a comitiva fez uma visita técnica às instalações do Tecpar para, na sequência, ir à Seti.

Na secretaria, foram recebidos pelo secretário João Carlos Gomes, que destacou a importância do Encontro Paraná-Costa Rica, que acontece nesta terça e quarta-feira (25 e 26) no Palácio Iguaçu. “O Governo do Estado tem uma grande meta de integração com os países da América Latina e este evento é muito importante para estreitarmos nossas relações”, disse.