Tecpar apresenta ações do Parque Tecnológico da Saúde, iniciativa do Governo do Paraná para fomentar pesquisa na área da saúde 26/11/2021 - 09:51

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentou as ações do Parque Tecnológico da Saúde, parque tecnológico do Governo do Estado administrado pelo Tecpar, durante o 3º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, em Foz do Iguaçu, (Oeste), nesta quinta-feira (25). O Parque Tecnológico da Saúde, no câmpus CIC do Tecpar, reúne, além do próprio Tecpar, o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná, e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), criado em parceria entre o Governo do Estado do Paraná e Fiocruz.

O Tecpar foi representado pelo diretor-presidente do instituto, Jorge Callado, um dos conselheiros do Conselho do Separtec, que foi um dos painelistas do evento "Relato das Experiências dos Parques Credenciados pelo Separtec". "O Parque Tecnológico da Saúde, uma das iniciativas tecnológicas do Governo do Estado mais consolidadas do Paraná, reúne três grandes instituições de biotecnologia, que atuam em alinhamento com as diretrizes do Governo paranaense no fomento à Pesquisa e Desenvolvimento na área da saúde", salientou Callado.

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) também está instalada no Parque Tecnológico da Saúde, atua como porta de entrada para empresas tecnológicas inovadoras que queiram ingressar no parque tecnológico. A Intec aproxima essas empresas inovadoras para que, após o desenvolvimento de seus produtos e amadurecimento, possam então ganhar o mercado instaladas dentro do parque tecnológico.

SEPARTEC - O Paraná possui hoje 18 parques tecnológicos em funcionamento. O papel do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec) foi ressaltado pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, durante abertura do evento. Presidido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Separtec conta com a participação de secretarias de Estado, universidades, entidades representativas de classe e institutos de pesquisas.

Guto Silva lembrou que o Separtec promove a integração entre as estruturas dos parques tecnológicos do Paraná. “O governador Ratinho Junior sempre destaca a importância da inovação e da construção de ambientes de negócios. Por isso, tratar deste tema é essencial para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Durante o evento, houve a entrega dos certificados de prorrogação do credenciamento provisório para os 18 parques tecnológicos. A partir disso, eles também poderão acessar recursos estaduais.

O 3º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Superintendência Geral da Inovação, Secretaria estadual da Fazenda e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

GALERIA DE IMAGENS